Afogamentos matam mais que ataques de tubarão

aDuas mortes por ataques de tubarão este ano em Pernambuco. E 110 por afogamento. Levantamento realizado ontem pela Secretaria de Defesa Social (SDS) revela que, apesar do risco, os animais não são os maiores vilões das praias do Estado. A pesquisa revela que o número de óbitos por mordidas de tubarão representa menos de 2% do total de pessoas que morreram afogadas em 2013. É o equivalente a quase uma morte a cada dois dias. Um problema cotidiano e que, segundo o governo, reforça a posição de que a tragédia envolvendo a turista paulista Bruno da Silva Gobbi não pode justificar a proibição dos banhos de mar.

“Essas coisas estão no nosso cotidiano. A preocupação básica em todas as praias do nosso Estado é relativa a afogamento. Se um profissional de natação corre o risco de se afogar, imagine um banhista comum. O que a população precisa é aprender a conviver com isso, saber os limites e respeitar as orientações”, comentou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo Casanova.

Segundo ele, o mar se comporta de diversas maneiras. “Cada local possui características próprias. Além disso, ora o mar pode estar erodindo, ora pode estar com corrente de retorno”, observou. Casanova pontuou que os bombeiros contam com um efetivo de 250 homens apenas na orla do Grande Recife e oito postos instalados nos 30 quilômetros de costa – número que será ampliado para 11.

Estudo da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) demonstra que, entre 2001 e 2010, houve 4.255 mortes por afogamento em Pernambuco, das quais 43,6% em águas naturais. De acordo com a SDS, foram 360 óbitos em 2011 e 241 no ano passado. Ou seja, 4.856 pessoas morreram afogadas desde 2001. No mesmo período, 13 pessoas morreram em ataques de tubarão no Estado.

DISPARIDADE – Uma das maiores autoridades do Brasil no assunto e ex-presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Fábio Hazin ministrou palestra na manhã de ontem durante o 65º Encontro Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na qual comentou a disparidade das ocorrências de ataques de tubarão e afogamento.

“Não acho que haja fundamento fechar as praias (proposta do MPPE) e, se forem fechadas, que seja por afogamento, que mata muito mais do que os tubarões ao longo do ano”, frisou ele, vice-presidente do Comitê de Pesca da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.