África do Sul agora conhece outro Oscar Pistorius: o vilão

Oscar Pistorius ao ser detido pela morte da namorada

Quatro tiros transformaram radicalmente a imagem de Oscar Pistorius. Antes da morte da modelo Reeva Steenkamp, sua namorada, na madrugada de quinta-feira – um crime que ainda não foi esclarecido -, o velocista de 26 anos era o grande herói da África do Sul pós-Apartheid. Desiludidos com a política desde a aposentadoria do ícone Nelson Mandela, os sul-africanos recorreram ao esporte para encontrar um rosto que simbolizasse o país perante o resto do mundo. Considerado um exemplo de coragem e perseverança, o primeiro atleta com dupla amputação a participar de uma prova olímpica foi a grande personalidade sul-africana dos últimos anos. A notícia de que a bela Reeva, de 30 anos, tinha sido morta a tiros na casa do atleta, em Pretória, foi inicialmente tratada como trágico acidente – Pistorius teria confundido a namorada com um ladrão. Horas depois, com a revelação pela polícia de que o caso era investigado como homicídio, os traços menos conhecidos do perfil de Pistorius enfim começavam a ganhar espaço na imprensa local.

“Os homens o admiravam, as mulheres o adoravam. As crianças portadoras de deficiência se inspiravam nele. Pistorius era um brilhante exemplo de como dar o melhor de si e superar qualquer obstáculo”, diz reportagem publicada nesta sexta pelo jornal The Times. “Descobrir que Pistorius é acusado de assassinato é como ficar sabendo que o arcebispo Desmond Tutu foi pego roubando.” A publicação revela que Pistorius colecionava namoradas – todas loiras, assim como Reeva – e sempre discutia muito com as parceiras. Também afirma que o atleta tem um temperamento infantil e paranoico. A imprensa sul-africana também destacou o fato de Pistorius ser um amante de armas de fogo – e ter uma excelente precisão nos tiros. O corredor chegou a ensinar um repórter do jornal The New York Times a atirar. Um correspondente do jornal britânico Daily Mail ficou surpreso ao encontrar na casa de Pistorius “bastões de críquete e de beisebol atrás da porta, uma pistola perto da cama e um fuzil automático ao lado de uma janela”.

Sua preocupação com a criminalidade urbana também era conhecida das pessoas mais próximas. Ele morava num condomínio fechado eleito em 2009 o “bairro mais seguro da África do Sul”. O jornal africâner Beeld, o primeiro a dar a notícia da prisão de Pistorius, listou polêmicas anteriores envolvendo o atleta. Em 2009, estava acompanhado de um amigo que atropelou e matou um pedestre. O corredor tentou impedir que a imprensa fotografasse o acidente. Os jornalistas quiseram saber por que eles não deveriam registrar as imagens. “Porque eu sou Oscar Pistorius”, respondeu ele. Outra informação revelada pelo Beeld foi o histórico de problemas domésticos na casa do atleta. A polícia já tinha recebido queixas sobre discussões na residência. Vizinhos ouviram gritos inclusive na noite do crime. Depois dessa primeira queixa, a polícia recebeu uma segunda ligação, desta vez relatando o som dos disparos. De acordo com um vigia, o corpo da modelo foi encontrado no banheiro.

Pistorius, que nesta sexta foi a um tribunal e ouviu do promotor do caso a acusação de “homicídio premeditado”, pode pegar prisão perpétua se for considerado culpado. Há trés anos, em uma entrevista, ele lamentava o fato de a pena de morte ter sido abolida na África do Sul em 1995. Enquanto o atleta espera sua próxima audiência na corte, marcada para terça-feira, a família da modelo espera a entrega do corpo para o funeral. Além das notícias sobre as suspeitas em torno de Pistorius, a imprensa sul-africana também publicou extensas reportagens sobre a vítima. O jornal Mail & Guardian, por exemplo, relata que Reeva Steenkamp foi a uma loja de Pretória na quarta para comprar papel de embrulho para o presente que daria a Pistorius no Dia dos Namorados (comemorado em 14 de fevereiro em muitos países). “Meu namorado gosta muito dessa data”, teria dito a modelo à vendedora. Uma das últimas mensagens de Reeva no Twitter foi pedido de apoio a uma campanha: “Vistam-se de preto nesta sexta feira para apoiar o movimento contra a violência contra as mulheres”.

Fonte: VEJA – Agência France-Presse

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.