África do Sul: com tratamento correto, pacientes com HIV têm expectativa de vida próxima à da população geral

Atualmente, pessoas da África do Sul infectadas pelo HIV que se submetem à terapia com antirretrovirais podem chegar a ter 86% da expectativa de vida observada na população geral do país — isso se começarem o tratamento precocemente. Foi o que concluiu um estudo desenvolvido por pesquisadores sul-africanos e publicado nesta terça-feira no periódico PLoS Medicine. Para os autores do trabalho, esse dado é “encorajador” e revela que, com o tratamento a longo prazo, a infecção pelo vírus da aids pode ser gerida como uma condição crônica em regiões de baixa ou média renda.

Além disso, os pesquisadores sugerem que as atuais estimativas do país em relação à doença devam ser revistas, já que os modelos epidemiológicos indicam que pacientes infectados pelo vírus da aids vivem, em média, apenas dez anos a partir do início da terapia antirretroviral.

Essa pesquisa, feita na Universidade da Cidade do Cabo, se baseou nas informações de seis programas de tratamento contra o HIV feitos na África do Sul entre 2001 e 2010 e também em estudos sobre a expectativa de vida do país.

Idade — Segundo o trabalho, o principal fator que determina a expectativa de vida em pessoas infectadas pelo HIV é a idade em que elas iniciam a terapia antirretroviral. Entre os homens, o tratamento com antirretrovirais, em comparação com não tomar nenhum desses medicamentos, pode acrescentar de 10 a 27 anos (se começar o tratamento aos 60 ou aos 20 anos de idade, respectivamente) em suas vidas. Para uma mulher, a terapia é ainda mais benéfica, podendo adicionar entre 14 e 36 anos (se iniciarem o tratamento aos 60 ou aos 20 anos de idade, respectivamente) em sua expectativa de vida.

Contagem — Além da idade, os níveis de CD4 no sangue, células do sistema imunológico que ajudam a lutar contra o HIV, também são decisivas para aumentar a expectativa de pacientes infectados pelo vírus. Uma pessoa com HIV desenvolve os sintomas da aids quando sua contagem de células CD4 cai para menos do que 200 por microlitro de sangue.

Segundo o estudo sul-africano, no país, indivíduos que iniciam o tratamento com antirretrovirais quando apresentam 200 células CD4 por microlitro ou mais têm uma expectativa de vida que é entre 70% e 86% da observada na população em geral. Por outro lado, pacientes que começam a terapia quando essa contagem está abaixo das 200 células CD4 por microlitro têm uma expectativa de vida que corresponde a entre 48% e 61% da média da população sem HIV.

Embora os resultados dessa pesquisa sejam animadores, afirmam os autores, eles também mostram que ainda há, na África do Sul, muitos pacientes com HIV prejudicados pelo diagnóstico tardio e pela demora e descontinuidade do tratamento com antirretrovirais. “Essas conclusões têm implicações importantes para os modelos epidemiológicos usados, por exemplo, por empresas de seguro de vida e que financiam programas de tratamento contra o HIV”, escreveram os autores.

Fonte: Revista Veja

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.