Agricultores familiares reconhecem benefícios da palma adensada
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Agricultores familiares da região de Senhor do Bonfim reconhecem, por meio do aumento de produtividade e diminuição do tempo de colheita, as diferenças e benefícios do plantio adensado de palma. Na região, já foram implantados pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) vinculada à Secretaria estadual de Agricultura, 11 unidades de produção, que servem como modelos didáticos para os agricultores.
As unidades de palma adensada fazem parte do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, que tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura do leite e ovinocaprinocultura da agricultura familiar, gerar renda e inclusão social. Os campos experimentais de palma possuem 30m de largura por 25m de comprimento, para o plantio adensado de palma, e 10m de largura por 25 de comprimento para o plantio convencional. Esta metodologia é utilizada para que haja uma comparação entre os dois modelos, e uma consequente comprovação da eficácia na produção do modelo adensado, pelos agricultores. A manutenção das mudas é feita por meio da adubação periódica, o que favorece a durabilidade e a produtividade do cultivo da palma.
O técnico agrícola da EBDA e supervisor das unidades, na região de Senhor do Bonfim, Paulo Roberto, explica: “o agricultor reconhece que, em plena seca, a cultura da palma é feita com sucesso, o que já é uma grande vitória; o aperfeiçoamento da tecnologia, caso necessário, e a difusão da mesma farão com que os agricultores reconheçam a importância da palma para os seus rebanhos, e serão os grandes multiplicadores desta nova tecnologia”, complementou o técnico.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário