Ambev se prepara para os 100 anos do Guaraná Antarctica

0812labguaranaA Ambev é a maior consumidora da produção de guaraná da Amazônia. Compra quase tudo que é produzido em Maués e ainda parte da produção de outras localidades da Amazônia Legal para suprir sua demanda de 450 toneladas por ano. O Guaraná Antarctica detém 43% do mercado de guaranás e 10,7% do mercado de refrigerantes no Brasil.

A relação do Guaraná Antarctica é tão forte com a região que a Ambev instalou ali, em 1971, a Fazenda Santa Helena com objetivo de fazer o melhoramento genético, desenvolver mudas e incentivar a cultura do guaraná. As mudas são distribuídas com agricultores cadastrados, que recebem ainda orientações técnicas para o cultivo. “Não visamos o abastecimento da indústria, tanto que só 5% do consumo vêm de lá”, explica Edvaldo Galetti, gerente da fábrica de concentrados de Manaus. São 1.070 hectares de terra, sendo que só 187 são cultivados. O resto é área de preservação. Vêm dos 300 cultivadores amazônicos cadastrados a grande parte do guaraná que abastece as 22 fábricas no Brasil e as duas franquias no exterior – Japão e Portugal. Eles já entregam as sementes torradas para a indústria.

A fábrica de extrato de Maués, montada, em 1962, produz 280 mil litros do produto por ano, que seguem para a fábrica de concentrados de Manaus, inaugurada em 1998 para facilitar a logística da operação. Nesta fabrica são finalizados os dois kits (de concentrado com aromas e a parte sólida) que dão origem ao refrigerante Guaraná Antarctica. A formula é protegida por dois guardiões, que também são desconhecidos da maioria dos funcionários. “O segredo são os aromas”, dá a pista Carlos Eduardo Henriques dos Santos, gerente de desenvolvimento de refrigerantes.

Preparando-se para os 100 anos do refrigerante, em 2021, a Ambev trabalha para ampliar a produção da fazenda para 200 hectares e elevar a produtividade de 500 gramas de semente por planta para 800 gramas. “Queremos colher 100 toneladas no centenário da marca”, diz, Galetti.


História

A maior parte da produção das sementes de guaraná da Amazônia vai mesmo para indústria de bebidas. Na primeira década dos anos de 1900, a pioneira fábrica Andrade já produzia, em Manaus, o guaraná e outras bebidas gaseificadas. Era uma novidade mundial. Depois surgiu o Guaraná Freitas Pinto, o Luseia, o Baré e o Magistral. Andrede esteve em várias feiras mundiais com seu produto e recebeu vários prêmios.

Atualmente o Baré é líder em vendas na região. Foi comprado em 1969 pela Ambev. A Coca-Cola também mantém uma fazenda de cultivo na região. A produção no município amazonense de Paulo Figueiredo atende ao fabrico do guaraná Kuat, mas não é autossuficiente. Muitos agricultores também fornecem sua produção para a empresa.

Na década de 60, o cientista Nelson Maravalhas denunciou que vários produtos denominados guaraná não tinham em sua composição a substância, levando apenas corantes e aromatizantes. Por isso, um Decreto-Lei de 1944 determinou que a bebida deva ter em sua composição 6% da substância. Mas esse teor foi reduzido posteriormente para 3%, visando um liquido mais límpido.

Fonte: Folhape

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.