Análise: Aviões-robô são para Obama o que foi a técnica de tortura para Bush

Sai a tortura, entram os assassinatos assépticos praticados por robôs aéreos operados à distância, os drones.

Há, por trás de ambos, algumas coisas em comum:

1) Nomes que contornam a lei internacional, como “técnicas duras de interrogatório” e “assassinatos seletivos” ou “signature strikes” (cujo alvo é escolhido por comportamento-padrão).

2) A ideia de que o presidente dos EUA pode matar quem quiser, quando e onde quiser, para defender o país da ameaça terrorista. A definição de “ameaça” é elástica.

3) Reconhecimento de que a tática em questão é controversa, mas seu uso se valida ao dar aos EUA vantagem ímpar sobre o inimigo. A ética dúbia dessas execuções extrajudiciais que muitas vezes matam mais do que a intenção inicial (“danos colaterais”, no jargão), porém, serve aos terroristas ao recrutar.

4) Falta de clareza sobre alvos válidos: líderes terroristas, ameaças iminentes, ou até mesmo soldados rasos?

5) Cooperação velada de governos cujo apreço pelos direitos humanos é questionado em fóruns globais, mas raramente em Washington.

Por isso, as operações com drones deste governo americano são cada vez mais visadas por organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas, pela mídia e por grupos civis.

Mesmo na lógica de defesa da tática, sua eficácia é incerta. Assim como torturados morriam ou a violação de direitos não se traduzia em informações de peso, robôs erram o alvo.

Micah Zenko, um estudioso do Council on Foreign Relations dedicado ao tema, estima, com base em relatos jornalísticos, que ao menos 401 civis tenham morrido entre os 3.430 assassinatos por drones desde 2000 –ou 12%.

Se o número pode soar baixo na mesa de decisões militar, ele causa estardalhaço em campos de recrutamento, como bem captou a ficção na premiada série “Homeland”.

Para especialistas em política, Obama arrisca: o impacto sobre a imagem e o poder dos EUA de inspirar pode se tornar para seu governo o que virou a tortura para Bush.

Hoje, 1 em cada 3 americanos se opõe aos drones. Não há apoio majoritário em nenhum outro dos países pesquisados pelo Centro Pew.

Fonte: Folha de S. Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.