Anvisa propõe normas mais rígidas para recall de alimentos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propõe consulta pública para novas regras de recall dos alimentos. A proposta que deve ficar 60 dias sob consulta, pretende designar que o comunicado do recall seja feito por meio eletrônico à Anvisa, em até 24h, a partir do momento em que as indústrias perceberem a necessidade de recolhimento do produto.
A norma proposta diz que a empresa responsável pelo alimento, que será alvo do recall, seja fabricante ou importadora, deverá elaborar e implementar um plano de recolhimento dos produtos, na forma de procedimentos operacionais padronizados.
“A comunicação inadequada do problema para a autoridade sanitária, como nos casos recentes envolvendo achocolatados, ovos de páscoa e bebidas à base de soja, pode levar a adoção de medidas pouco eficientes e, consequente permanência do risco à saúde dos consumidores”, explica o diretor de Controle e Monitoramento do órgão, Agenor Àlvares.
Para o diretor, a norma supre uma lacuna verificada nos últimos anos, quando aconteceram recolhimentos voluntários de alimentos sem comunicação apropriada à Anvisa.
Fonte: Tribuna do Norte
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário