Apenas 25% das obras da Copa do Mundo de 2014 estão prontas

A pouco mais de um ano do início da Copa do Mundo, o índice de conclusão das obras prometidas – estádios, intervenções de infraestrutura e projetos de desenvolvimento – não chega a 25%. O balanço foi apresentado neste domingo em Turim pelo governo brasileiro, durante evento organizado pela Fifa num esforço para atrair o interesse internacional para a Copa das Confederações. De acordo com o governo, no torneio-teste do próximo mês de junho apenas uma de cada quatro obras programadas para o Mundial estará pronta.

O Ministério do Esporte considera que “foi um erro” os responsáveis pela Copa dispensarem, por muito tempo, a participação do governo na organização. “Organizar a Copa num país de dimensões continentais e democrático não é fácil”, disse Luis Fernandez, secretário executivo do ministério, que participou do evento junto com Ronaldo. “O ponto de inflexão na preparação foi justamente quando todos decidimos nos unir e ter uma representação governamental no conselho (da organização da Copa).”

Fernandez entende que a inclusão do governo na organização mudou o processo por ter significado “novo grau de cooperação e planejamento conjunto”. “Foi um erro não ter um representante do governo antes”, disse. Questionado sobre quem teria errado, evitou citar nomes. “Quem tomou a decisão de não incluir o governo.” A decisão de organizar a Copa sem o governo foi de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF.

Nesse momento, o diretor de comunicações da Fifa, Walter de Gregório, tomou a palavra para dar um fim ao debate. “Erros ocorrem. Mas não faz sentido voltar a essas controvérsias”, cortou. “Vamos olhar ao futuro.”

PROMOÇÃO
O evento da Fifa em Turim teve como meta convencer os italianos a irem ao Brasil para a Copa das Confederações. Isso porque, fora do País, há pouco interesse dos torcedores.

Dos 800 mil ingressos colocados à venda, mais de 500 mil já foram comprados, um recorde. O problema é que o público é quase integralmente brasileiro.

Para tentar mudar essa situação, a Fifa escalou Ronaldo, ídolo mundial e integrante do Comitê Organizador Local da Copa. Neste domingo, Ronaldo apresentou o torneio na Itália, falou aos jornalistas em italiano, declarou seu amor ao país, visitou redações de jornais e assistiu ao clássico Juventus e Milan.

Nos próximos dias, vai à Espanha, que assim como a Itália passa por grave crise econômica, com o mesmo discurso.

Neste domingo, Ronaldo pediu aos italianos que visitem o Nordeste, região de três das seis sedes. “Espero vocês para um mês de férias e para ver grandes jogos. Convido a todos a irem ao Brasil e à praia”, disse.

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.