Após anúncio de PIB baixo, Dilma critica ‘mercadores do pessimismo’
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A presidente Dilma Rousseff criticou neste sábado (2) aqueles que, segundo ela, questionam as medidas econômicas do seu governo, a quem chamou de “mercadores do pessimismo”. A declaração aconteceu um dia após a divulgação do crescimento de 0,9% da economia brasileira no ano passado, durante discurso na convenção do PMDB em Brasília.
“Os índices de desemprego são baixos. A inflação sob controle. Agora, neste início de 2013, a indústria começa a dar claros sinais de retomada. Ninguém pode dizer que o Brasil não tem suas finanças sob controle. Mais uma vez os mercadores do pessimismo vão perder como perderam quando previam o racionamento de energia”, afirmou. “Mais uma vez, os que apostam todas as fichas no fracasso do país vão se equivocar.”
O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,9% em 2012 em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,4 trilhões. O dado foi divulgado na sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse foi o pior desempenho da economia desde 2009, quando havia sido registrada uma queda de 0,3%. Em 2011, houve crescimento de 2,7% e, em 2010, de 7,5%.
Em relação ao 3º trimestre de 2012, o PIB do 4º trimestre teve variação positiva de 0,6%, na série com ajuste sazonal. Entre as atividades econômicas, destacam-se os serviços, com crescimento de 1,1%. A indústria teve variação positiva de 0,4%, enquanto a agropecuária registrou queda (-5,2%), segundo o IBGE.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicou o fraco desempenho da economia brasileira em 2012, responsabilizando a agricultura como a vilã da história. ”Foi um PIB fraco, abaixo das nossas expectativas, porém em trajetória de aceleração, que vai continuar em 2013. Acreditamos no crescimento que estabelecemos para o país”, disse Mantega. “Temos dados dos primeiros meses deste ano que mostram que essa trajetória de aceleração está se mantendo”.
Dilma diz que parceria com PMDB terá ‘uma vida longa’
Bem-humorada e com um discurso elogioso ao vice-presidente Michel Temer, a presidente Dilma Rousseff comemorou a aliança que levou o PT e o PMDB ao Palácio do Planalto e reafirmou a intenção de manter a coalizão política com os peemedebistas por “uma longa vida”.
Fonte: Jornal do Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário