Após meses de estiagem, chuvas voltam e amenizam drama da seca no Nordeste

Depois de um longo período sem ver a água cair do céu, os sertanejos do Nordeste puderam comemorar a volta das chuvas nos últimos dias. Apesar de estarem longe de acabar com os problemas gerados pela maior seca dos últimos 30 anos, as chuvas em várias áreas do semiárido amenizaram os problemas da estiagem e garantiram, por enquanto, o abastecimento e a alimentação animal, com a volta do pasto verde. Além disso, elas deram esperança de que as plantações possam voltar a ser feitas nas próximas semanas.

Segundo os laboratórios meteorológicos estaduais, as chuvas nos últimos dias chegaram a atingir 100 mm de precipitação (cada milímetro corresponde a um litro de água em uma área de 1 m²). No Ceará, a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) informou que choveu no fim de semana e nesta segunda-feira (21) em 51 municípios. Em Catunda, a precipitação alcançou 104 mm e foi a maior do Estado.

Na Bahia, chuvas intensas também foram registradas este mês, amenizando a situação no Estado. “Tivemos chuvas de verão, pancadas que em alguns lugares foram mais fortes, e em outros, mais fracos. Sem dúvida amenizou bastante nesses municípios, em alguns casos foram precipitações de 70 mm, às vezes de mais de 100 mm. Isso dá uma aliviada, não resolve o problema total, pois o déficit é muito grande e vem de longo tempo”, afirmou o coordenador da Defesa Civil da Bahia, Salvador Brito.

Apesar do reaparecimento do verde, ainda não há garantias de que os plantadores podem comemorar. Além disso, ainda há problemas no abastecimento humano.

“Essas chuvas, por suas características fortes, têm a tendência de acumular água na parte baixa e penetram muito no solo. Como não têm continuidade, elas servem de água para os animais, pois começa a haver um acúmulo bom. Mas para o consumo humano ainda leva um tempo, pois a água fica suja. E há ainda um prejuízo muito grande para a agricultura, pois a retomada vai demorar muito tempo. E essa é uma chuva que não tem garanta de continuidade, para que o agricultor plantar”, disse.

Carro pipa

No Piauí as chuvas também ocorreram, mas de forma mais localizada. “Em algumas regiões, a chuva rompeu até estrada, mas foram em locais menos afetados pela seca. Porém, estive na região mais afetada na semana passada, e a situação permanece a mesma, a chuva não deu nem para melhor a pele. Continuamos com a operação carro-pipa. Várias cidades não têm água nem na sede do município, e tivemos que liberar carro-pipa para esses locais”, afirmou Jerry Hebert, coordenador da Defesa Civil do Piauí.

Outros Estados também registraram boas chuvas. Em Sergipe, as chuvas atingiram praticamente todo o semiárido no final da semana passada e amenizaram a situação. Em alguns casos, as precipitações chegaram a 60 mm, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No Rio Grande do Norte, o município de Jardim de Piranhas registrou chuva de 140 mm.

Em Pernambuco, Alagoas e Paraíba, municípios também registraram precipitações significativas no fim de semana, mas não informaram números específicos.

Mapas

Com as chuvas, muitas das regiões nordestinas castigadas pela estiagem viram o verde novamente florescer, como mostram mapas comparativos da vegetação feitos por satélite e obtidos pelo UOL. Segundo as imagens do Lapis (Laboratório de Processamento de Imagens de Satélite da Universidade Federal de Alagoas), entre novembro 2012 e janeiro deste ano houve um avanço considerável em Estados como Minas Gerais, Bahia e sul do Piauí.

Apesar da melhora, o meteorologista e coordenador do Lapis, Humberto Barbosa, afirma que ainda é muito cedo para falar em solução do problema da seca, mesmo nas regiões onde houve chuva. “A seca hídrica é ainda é muito intensa e é o maior problema, pois o deficit é muito alto. Precisamos que, ao menos este ano, a chuva ocorra na média, para não piorar ainda mais a situação”, disse.

Segundo Barbosa, por conta das altas temperaturas dos oceanos, a previsão para o primeiro trimestre do ano é de pouca chuva sobre o semiárido nordestino. “Ressalta-se que o semiárido tem como característica a alta variabilidade espacial e temporal das chuvas. Isso significa que algumas localidades poderão receber quantidade de chuvas menor do que outras”, afirmou.

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.