Aprovação do governo Dilma atinge recorde de 63%, diz Ibope

A aprovação do governo Dilma Rousseff passou de 62% para 63%  entre janeiro e março, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira (19). É o maior índice já alcançado pelo governo Dilma. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O percentual de 63% é o dos entrevistados que consideram o governo “bom” ou “ótimo”, de acordo com o levantamento. O Ibope ouviu 2.002 eleitores com mais de 16 anos em 143 municípios entre os últimos dias  8 e 11 de março.

O índice dos que consideram o governo “regular” se manteve em 29%. O percentual dos que classificam o governo como “ruim” ou “péssimo” também permaneceu o mesmo (7%).

A aprovação pessoal de Dilma passou de 78% para 79%, dentro da margem de erro. O índice de quem desaprova Dilma se manteve em 17%, o mesmo percentual da pesquisa passada, realizada em dezembro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou, no segundo mandato, 73% de aprovação do governo e 84% na avaliação pessoal.

Perfil
Pela pesquisa Ibope, o índice de aprovação do governo Dilma é maior dentre as pessoas com mais de 50 anos. Nessa faixa etária, 66% consideram o atual governo “ótimo” ou “bom”.

Os mais jovens são os que menos avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”. Entre os que têm de 16 a 24 anos, a aprovação é de 58%. O nível de escolaridade também influencia na avaliação do governo. De acordo com a pesquisa, quanto maior a instrução do entrevistado,pior a avaliação do governo.

Entre os que possuem curso superior, 53% consideram o governo “ótimo” ou “bom”. Considerando os que cursaram até a 4ª série da educação fundamental, o percentual sobe para 71%.

Em termos geográficos, a região Nordeste é a que puxou para cima o índice de aprovação do governo. O percentual de “ótimo” ou “bom” passou de 68% para 72%. As demais regiões têm aprovação na faixa de 60%.

Índice de confiança
O índice de confiança na presidente Dilma Rousseff  aumentou de 73% para 75%, variação dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais. Não confiam em Dilma, segundo a pesquisa, 22% da população, mesmo percentual registrado na última pesquisa.

Dois últimos anos do governo
De acordo com o levantamento, aumentou o otimismo com relação aos próximos dois anos de governo da presidente.

Consideram que o restante do mandato de Dilma será “ótimo” ou “bom” 65% dos entrevistados, três pontos percentuais a mais que o verificado na última pesquisa. Aumento, portanto, que ultrapassa a margem de erro.

Passou de 25% para 24% o índice dos que consideram que o restante do governo será regular, e foi de 7% para 8% o percentual dos que acreditam que os próximos dois anos serão ruins ou péssimos.

Economia
A pesquisa Ibope revela uma pequena melhora avaliação da população com relação às medidas econômicas do atual governo. No entanto, a maioria dos brasileiros ainda desaprovam as políticas de impostos e taxa de juros.

O percentual dos que aprovam a política de combate à inflação passou de 45% para 48%, ultrapassando a margem de erro. Desaprovam as ações do governo em relação ao controle da inflação 47% dos entrevistados. Os outros 5% não souberam ou não quiseram responder.

Também houve melhora na avaliação da população com relação aos impostos. O índice de desaprovação caiu de 65% em dezembro para 60%. A aprovação dos impostos cobrados passou de 30% para 36%.

O descontentamento em relação à taxa de juros, se manteve estável. O índice de aprovação passou de 41% para 42%, enquanto o percentual de desaprovação passou de 51% em dezembro para 50%, em março, variações dentro da margem de errro.

O combate ao desemprego é bem avaliado por 57% dos entrevistados, contra 40%.

Áreas sociais
Em relação à área da saúde, a taxa de aprovação do governo passou de 25% para 32%. Desaprovam as medidas no setor 67% da população.

A aprovação na área de segurança pública passou de 30% em dezembro, para 32%, em março. A desaprovação caiu de 68% para 66%, oscilações dentro da margem de erro.

A área mais bem avaliada do governo continua sendo a do combate à fome e à pobreza, que passou de 62% em aprovação para 64%. A desaprovação caiu de 36% para 34%, variações dentro da margem de erro.

As medidas de proteção ao meio ambiente são aprovadas por 57%, aumento de cinco pontos percentuais em relação a dezembro do ano passado. A desaprovação passou de 42% para 36%.

Com relação à educação, a aprovação foi de 43% para 47%. Desaprovam as ações 50% da população.

Tragédia em Santa Maria
De acordo com a pesquisa, as notícias mais lembradas em março pela população, citadas por 12% dos entrevistados tratam do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que matou mais de 230 pessoas. Em segundo lugar, com 10%, está o noticiário sobre redução de tarifas de energia e matérias em que o governo descarta a possibilidade de apagão.

Em terceiro, estão notícias sobre a redução de impostos da cesta básica (7%), e sobre a votação da lei que altera a distribuição dos royalties do petróleo (7%).

Na pesquisa de dezembro, o noticiário mais lembrado pelos eleitores se referia ao julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, que condenou 25 dos 37 réus. O tema foi ressaltado, na época, por 23% dos entrevistados.

Comparação com Lula
De acordo com a pesquisa, 61% dos brasileiros consideram o governo Dilma igual ao governo Lula. Em dezembro, esse índice era de 59%.

Aumentou de 19% para 20% o percentual dos que consideram o atual governo melhor do que o anterior. O restante dos entrevistados não respondeu.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.