Assembleia promove reunião solene em memória de Fernando Lyra
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta segunda feira (11), reunião solene em memória do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. A homenagem póstuma foi solicitada pelo deputado Sílvio Costa Filho, do PTB.
Natural de Caruaru, no Agreste do estado, Fernando Lyra teve relevante atuação no cenário político nacional. Em 1984, na posição de deputado federal, foi peça importante no movimento que culminou com a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República.
O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), lembrou que a história da família Lyra é marcada pela política e pelo empreendedorismo. A primeira experiência se deu com a eleição de João Lyra Filho para o cargo de prefeito de Caruaru, em 1959. O irmão do homenageado, João Lyra Neto, se mantém no cargo de vice-governador de Pernambuco desde 2006.
Presente à reunião, Lyra Neto comentou que o ex-ministro sempre foi o seu maior conselheiro. Atualmente, a família está representada no parlamento estadual pela deputada Raquel Lyra (PSB), que exerce o primeiro mandato.
Bacharel em Direito, Fernando Lyra alcançou projeção nacional como um dos fundadores do MDB, partido que combateu o regime militar instalado na década de 1960. O último cargo público ocupado por ele foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
O líder da Oposição na Assembleia, deputado Daniel Coelho (PSDB), salientou que todos os novos membros da política pernambucana seguem os ensinamentos de Fernando Lyra e de outros importantes personagens da geração do ex-parlamentar.
Sílvio Costa Filho acrescentou que o ex-ministro também teve atuação destacada na Assembleia como deputado estadual. Segundo o petebista, a solidariedade sempre foi uma das principais virtudes de Lyra. Na tribuna, Costa Filho ainda lembrou de passagens da vida pública compartilhadas ao lado do político caruaruense, classificando-as como enriquecedoras.
No decorrer da solenidade, Sílvio Costa Filho e Daniel Coelho entregaram uma placa alusiva à excelência do trabalho desempenhado por Fernando Lyra em prol do povo pernambucano para a viúva do ex-ministro, Márcia Lyra.
Fernando Lyra morreu no dia 14 de fevereiro deste ano de falência múltipla dos órgãos, no Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele tinha 74 anos e, há duas décadas, sofria de insuficiência cardíaca.
Da Assembleia Legislativa de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário