Até 2030, depressão terá mais casos do que câncer e aids

Depressao_peu Nem a aids, nem o câncer serão as doenças que mais atingirão a população até 2030. A grande vilã da saúde no mundo, nos próximos 17 anos, será a depressão. O prognostico é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que já estima mais de 700 milhões de pessoas vítimas do mal atualmente. O número representa um terço do total de casos de doenças não transmissíveis. A doença e os desafios de controle e tratamento será um dos temas da XXX Jornada Pernambucana de Psiquiatria, XVI Jornada Nordestina de Psiquiatria e IV Simpósio Brasileiro de Saúde Mental da Mulher, que começa hoje e segue domingo, reunindo os maiores especialistas em saúde mental do Brasil, em Porto de Galinhas, Ipojuca.

“A sociedade, do modo que se organiza hoje em dia, se predispõe para o adoecimento”, alertou o presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Marco Antônio Souza Leão. Segundo ele, o mal é desencadeado por multifatores, como aspectos biológicos, hereditários e sociais, mas o estresse vem sendo apontado como um dos estopins para o sinal vermelho da depressão. “Nem todo o estresse provoca depressão. Depende da predisposição individual”, explicou. A professora e psiquiatra Ângela Scippa comentou que apesar da maior divulgação na atualidade, muitos pacientes ainda resistem em procurar um atendimento psiquiátrico por preconceito, ou estigma. “Muitos ainda não são diagnosticados adequadamente, e consequentemente não têm tratamento específico para o problema”, disse sobre a subnotificação dos casos.

Para quem já teve a depressão diagnosticada, a convivência com o problema é de enfrentamento. É assim que se sente a professora Mariana Capiberibe, 37 anos. “Sinto que ela (depressão) é uma sombra que vai me acompanhar pela vida inteira. Agora sei me dar melhor com ela e enfrentá-la”, contou. A professora teve sua primeira crise com 19 anos e desde então faz terapia e tratamento com remédios. Em um dos piores momentos da doença chegou a abandonar o emprego. “Eu trabalhava, estudava, tinha amigos, família, namorado. As pessoas não se perguntavam por que eu tinha depressão”, relembrou. A resposta não foi tão difícil: herança genética. A mãe sofria também de doença psiquiátrica.

Faltam médicos, sobram casos

O presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Marco Antônio Souza Leão, acredita que um dos maiores desafios para o acompanhamento da doença é a participação dos médicos da atenção básica no diagnóstico precoce. “A depressão não aparece somente como tristeza. Muitas vezes está relacionada a dores, às vezes é confundida com uma virose”, alertou, explicando que a condição emocional leva a transtornos também na condição clínica. Souza Leão informou, ainda, que faltam médicos psiquiatras no Estado para o acompanhamento dos pacientes. São apenas 130 sócios regulares na Sociedade.

Na rede pública do Recife, foram feitos investimentos na atenção a pacientes que precisam de acompanhamento psicossocial. A reestruturação da área de Saúde Mental do município contempla a contratação de 78 profissionais, entre psiquiatras, médicos clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. A Associação dos Amigos dos Pacientes de Pânico ajuda doentes.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.