Atendimento cardiológico pela internet

aSandra Mattos é cardiologista. Dia desses, ela passou por uma situação inusitada numa fila de supermercado. No momento em que seria atendida, recebeu uma chamada pelo celular. Pediu para que o próximo da fila passasse à sua frente e começou a prestar atenção apenas no iPhone, de onde via um exame ser feito na Paraíba. Dessa forma, pode ajudar um médico de lá a diagnosticar um paciente, vítima de cardiopatia. Ao encerrar a ligação, percebeu que ninguém havia passado à sua frente. Todos, inclusive a funcionária responsável pelo caixa, estavam impressionados, tentando entender o que acontecia. Sandra acabara de fazer uma consulta pela Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba, projeto que visa atender, via internet, pacientes do SUS que moram no Estado vizinho.

A ideia que a médica acalentava há muito tempo foi colocada em prática há dois anos, quando percebeu a necessidade de ajudar pacientes paraibanos, já que a carência de cardiologistas na região é grande e criava situações como “a fila da morte” – pacientes aguardavam atendimento por tanto tempo que acabavam morrendo. O governo da Paraíba resolveu apostar no projeto. Investe R$ 3 milhões por ano na compra de equipamentos (como iPads e aparelhos para exames), pagamento de profissionais e viagens, já que semanalmente uma equipe do Recife se desloca até lá para fazer cirurgias.

Por meio de uma plataforma online, os médicos dos Estados mantêm contato e, com iPads ou iPhones à mão, participam de reuniões, fazem consultas e dão diagnósticos. “Como a carência de cardiologistas é grande na Paraíba, pediatras cadastrados no projeto entram em contato conosco quando precisam. Para atendê-los, temos sempre médicos da nossa equipe de plantão”, explica Sandra Mattos. Existem hospitais e maternidades cadastrados em João Pessoa, Guarabira, Esperança, Picuí, Campina Grande, Monteiro, Patos, Itaporanga, Cajazeiras e Souza.

O garçom João Roberto dos Santos, 42 anos, de João Pessoa, sabe a diferença que a Rede fez no seu dia a dia. Sua filha, Renata Carolina, 9, é paciente do Círculo do Coração, organização não-governamental coordenada pela equipe de Sandra Mattos, que funciona no Hospital Português, no Recife. A menina é atendida pelo grupo desde os primeiros dias de nascida, quando precisou submeter-se a uma cirurgia para transposição dos grandes vasos. Durante anos, a família teve que se deslocar ao Recife para exames. Mas, em 2012, a rotina da família mudou.

“Com a implantação do programa, não precisamos mais viajar com tanta frequência. Agora minha filha é atendida pelo computador, evitando desgastes físicos e despesas. Sinto falta, somente, do calor humano da equipe médica”, descontraiu. “Temos plena confiança no trabalho, mesmo realizado à distância.”

O convênio com o governo da Paraíba foi assinado em outubro de 2011, mas os três primeiros meses foram dedicados a compra de equipamentos e capacitação de equipes. “Nas unidades de saúde cadastradas, recém-nascidos passam pela oximetria de pulso (exame que mede a quantidade de oxigênio no sangue). Se for necessário, é agendada a consulta. Cerca de 70% das crianças que nascem na Paraíba são monitoradas”, afirmou o coordenador da Rede na Paraíba, Cláudio Régis. “Com a estrutura reforçada, conseguimos ordenar o atendimento e evitamos que pacientes piorem por falta de acompanhamento adequado”, declarou a médica Juliana Soares.

Em julho, 30 profissionais da Rede no Recife participaram da Caravana do Coração, que percorreu municípios paraibanos. Durante a viagem de 1,8 mil km foram examinados 512 pacientes. Desses, 199 foram diagnosticados com problemas cardíacos e serão acompanhados pelo serviço de telemedicina.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.