Autor de massacre na sessão do Batman será julgado

O suposto autor do massacre em um cinema do Colorado que matou 12 pessoas será indiciado nesta sexta-feira (11), depois que testemunhas ouvidas nesta semana forneceram detalhes angustiantes sobre o crime. James Holmes, de 25 anos, é acusado de abrir fogo contra as pessoas que assistiam à estreia do último filme do Batman, “O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, em um cinema de Aurora, Colorado, à meia-noite do dia 20 de julho, matando 12 pessoas e ferindo outras 58.

Na audiência, ele irá ouvir cada uma das 166 acusações que enfrenta, que incluem assassinato em primeiro grau para as 12 pessoas que morreram, tentativa de homicídio para os feridos, bem como a posse de explosivos e dispositivos incendiários.

Durante três dias no início desta semana, o Ministério Público convocou testemunhas que forneceram diversos detalhes sobre o massacre, e divulgou gravações do serviço de emergência 911 nas quais o caos e os sons de tiros sendo disparados eram claramente ouvidos.

Esperava-se que os advogados de Holmes apresentassem testemunhas para reforçar a alegação de que ele era mentalmente incapaz de ser julgado.No entanto, por fim eles anunciaram que isso não seria feito, e o juiz William Sylvester determinou que os promotores haviam estabelecido que havia uma “motivos razoáveis” para acreditar que o acusado cometeu os crimes.

Pouco antes da ordem de julgamento do juiz, os advogados de Holmes apresentaram uma moção para que o comparecimento no tribunal nesta sexta-feira fosse apenas para uma audiência, e não para que ele seja acusado formalmente.

Mas Sylvester disse que a audiência, marcada para as 09h00 locais (14h00 de Brasília) desta sexta-feira, “fica convertida em uma acusação.”Testemunhas afirmaram que Holmes lançou bombas de gás na sala de cinema antes de abrir fogo aleatoriamente com armas incluindo um rifle, uma espingarda e uma pistola.

O juiz também rejeitou as alegações de que Holmes era mentalmente incapaz de ser julgado.”O tribunal considera… que há motivos razoáveis para acreditar que o réu tinha o estado mental necessário para cometer o crime de assassinato em primeiro grau após deliberação”, escreveu.

Durante as audiências preliminares desta semana, a promotoria apresentou provas de que Holmes havia planejado o ataque com bastante antecedência.Elas incluíam fotos encontradas em seu iPhone, sugerindo que ele tinha pesquisado sobre o cinema semanas antes do tiroteio. Também havia diversas imagens que mostravam Holmes posando com armas e explosivos horas antes do massacre.

Ele também fez ao menos 16 compras de maio a julho de 2012 de diversos produtos, incluindo quatro armas de fogo, dispositivos incendiários e quase 6.300 cartuchos de munição, segundo o tribunal.Antes das audiências desta semana, ocorreram especulações de que os advogados de Holmes poderiam buscar um acordo judicial no qual ele iria admitir a culpa em troca de evitar a pena de morte, por exemplo.

O massacre de Aurora reavivou o debate sobre o controle de armas nos Estados Unidos – uma questão que voltou à tona no mês passado, quando 20 crianças foram mortas em um tiroteio em uma escola primária de Connecticut.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.