Baixo nível de barragens que abastecem o Grande Recife preocupa

No primeiro dia de racionamento no Recife, nesta sexta-feira (1º), o baixo nível da barragem de Pirapama, criada para acabar com a falta de água na Região Metropolitana, é preocupante, por conta da falta de chuva. Em muitas comunidades da capital pernambucana, as pessoas se organizam como podem para enfrentar o racionamento.

Há serviços que precisam ser feitos para melhorar a distribuição de água, mas tem também a falta de chuva que complica bastante a situação dos reservatórios. Ano passado, choveu 75% menos no Sertão e no Agreste e 40% menos na zona da mata. Fevereiro agora teve 30% menos chuva do que o volume médio previsto para a Região Metropolitana. No Recife, choveu só 20% do que era esperado.

De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Patrice Oliveira, a expectativa para março não é boa. “Esperamos que a partir de final de abril para maio começa a melhorar e a chuva comece a ser mais homogênea na região. Essas temperaturas estão três graus acima da média”, disse. As pessoas estão com mais calor e com mais necessidade de água. “E com mais evaporação nos reservatórios. É o que nós chamamos de chuva para cima, tem perdido muita água na evaporação também”, explicou Oliveira.

O nível das barragens que abastecem a região metropolitana do Recife preocupa. As principais são Tapacurá e Pirapama, que respondem por mais de 70% da água que vem para a capital. O Sistema Tapacurá está com a metade da capacidade. No caso de Pirapama, ano passado, ela estava operando ainda com 87% da capacidade e hoje menos de 12 milhões de metros cúbicos de água. “No ano de 2012, que foi um ano de estiagem, Pirapama no final do período chuvoso estava com 90% da capacidade. Então, esse ano, cuja expectativa é de um período chuvoso melhor do que 2012, embora abaixo da média, nós temos uma expectativa que Pirapama se recupere rapidamente. Isso ocorre a partir de junho, então julho, agosto ela está recuperada”, comentou o presidente da Apac Marcelo Asfora.

A Compesa anunciou na quinta (28) a volta do racionamento. Oitenta e dois bairros do Recife vão ter esquema de 20 horas com água e 28 horas sem água. A cidade foi dividida em dois setores para permitir o rodízio que deve ser temporário. A previsão inicial é de 90 dias. “Quem determina a quantidade de água que é retirada das barragens é a Apac junto com a Secretaria de Recursos Hídricos. Nós já podemos tirar, numa determinada época, quando a cidade do Recife saiu do racionamento, cinco mil e cem litros por segundo e agora nós vamos ter que trabalhar com dois mil e quinhentos litros por segundo”, informou o presidente da Compesa Roberto Tavares.

Os moradores do Morro da Conceição fazem uma reunião, na noite desta sexta, com representantes da Compesa. Muita gente aperreada com a falta d’água. Dona Geralda mora e tem restaurante no bairro. “Eu preciso de água para trabalhar porque senão isso aqui vai ter que fechar”, disse a comerciante Geralda Cardoso.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.