Bancários retomam trabalho com uma hora a mais de jornada

ÍndiceOs bancários da maior parte do país retornam hoje ao trabalho após 23 dias de greve, a mais longa desde de 2004. A greve terminou nos Estados de São Paulo, Rio, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Roraima, Rondônia, Paraíba, Piauí e Alagoas, entre outros.

Para recuperar o tempo perdido, os funcionários grevistas aceitaram estender em uma hora, até 15 de dezembro, a duração dos trabalhos internos. As agências, no entanto, não alteração o expediente de atendimento ao público, pelo menos por enquanto.

A Caixa Econômica Federal estuda alongar o atendimento aos clientes para dar conta da demanda de trabalhos interrompidos durante a greve. Além de ser a maior financiadora de imóveis do país, o banco estatal opera os programas do sociais do governo como Bolsa Família, Minha Casa Melhor, seguro-desemprego e PIS.

A greve dos bancários causou prejuízo ao comércio e ao setor habitacional. Segundo a Serasa Experian, as concessões de crédito também desaceleraram entre setembro e outubro devido ao movimento, que ajudou a esfriar os negócios nas últimas semanas.

Imobiliárias e construtoras relatam atrasos na liberação de documentos, avaliações de imóveis e de recursos já acertados.

GREVE

A paralisação segue em Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Guarulhos (SP), além dos Estados do Acre e do Pará. Em Salvador e em Fortaleza, voltarão ao trabalhos os funcionários dos bancos privados, sendo que continuarão em greve os da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Nessas regiões, os bancários fazem assembleia hoje para decidir se aceitam a proposta patronal, de aumento de 8% (1,82% acima da inflação), entre outros benefícios.

Além desse aumento nos salários, os bancários conseguiram uma elevação de 10% na parcela fixa da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e um aumento de 2% para 2,2% na fatia de lucro que deve ser distribuído pelos bancos aos funcionários.

O piso dos bancários terá aumento de 8,5% (ganho real de 2,29%). A inflação no período foi de 6,07%.

O salário médio da categoria é de R$ 4.740, e o piso salarial é de R$ 1.519.

A PLR paga aos caixas de bancos, segundo a Fenaban (sindicato patronal), varia entre 3,5 e 4 salários adicionais.

No início da campanha salarial, a categoria pediu 11,93% de reajuste, o que incluía 5% de aumento real, além de um valor maior para a PLR e para a fatia do lucro dos bancos.

“Quando começamos a negociar, os bancos falavam em aumento real zero; acabamos com 1,82%, que é acima da média da maioria das categorias”, disse Juvandia Moreira, presidente dos sindicato dos bancários de São Paulo.

“Esperamos que outras categorias consigam isso também”, disse Carlos Cordeiro, presidente da Contraf (federação dos bancários).

Procurada pela reportagem, a Fenaban não quis falar.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.