Banco de Leite do HAM, no Recife, está com estoque em estado crítico
O banco de leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, está com o estoque em nível crítico. Desde os primeiros dias de 2013, a maternidade da unidade de saúde enfrenta problemas em disponibilizar leite materno para as crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do hospital.
A coordenadora do Banco de Leite do HAM, Dulcinete Pinheiro, conta que ficou surpresa na quarta-feira (2) quando olhou o estoque. “Eu tomei um susto porque só tinha dois litros e meio. Nesse dia, precisamos pedir às mães que estavam na maternidade para que doassem leite se possível”, explica.
Atualmente há 14 crianças na UTI e 19 na UCI. Elas tem baixa imunidade e não toleram leite artificial, podendo ter sérios problemas de saúde se não alimentadas com leite materno. “Normalmente distribuímos de cinco a seis litros por dia. Ontem tínhamos apenas cinco, o que só daria para hoje. Aconteceu esse imprevisto, as doadoras desapareceram”, diz a coordenadora.
Dulcinete Pinheiro conta, ainda, que ter uma boa quantidade de leite no estoque é fundamental especialmente para os bebês prematuros. Neste caso, as mães ainda não produzem o alimento, embora essa seja apenas uma das funções do leite materno: “Não é só alimento. Ele protege crianças de várias doenças. Hoje, bebês que nascem com 500 gramas conseguem sobreviver porque o leite materno tem fatores de proteção, especialmente contra infeccção hospitalar”, conta.
Quem quiser doar deve ligar para o Banco de Leite do HAM, agendar a doação e ficar atento às orientações. A mãe não precisa sair de casa: o hospital pode mandar vidros e também ensina como tirar o próprio leite. O vidro que vem do hospital já é esterilizado. No hospital é feita a pasteurização e o armazenamento correto.
A unidade de saúde também aceita a doação direta de vidros. A orientação para quem quer fazer a retirada do leite é sempre lavar as mãos, proteger boca e cabelos. O líquido deve ser armazenado em recipientes de vidro com tampas de plástico, como aqueles de café solúvel e maionese. Antes de depositar o leite, o pote deve ser fervido por 20 minutos e o leite então mantido dentro do freezer por até 15 dias.
Serviço
Banco de Leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) – (81) 3184.1690
Estrada do Arraial, 2723 – Casa Amarela, Recife
Funcionamento 24 horas
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário