Barco que monitora tubarões na costa do Estado voltou ao mar

 / Foto: Clemilson Campos/JC ImagemJá bastaram os sete meses fora de operação por conta da demora na liberação da verba do governo estadual. Na hora marcada, pontualmente às 15h desta sexta-feira (26), o barco Sinuelo finalmente zarpou de um estaleiro em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, para uma varredura de seis dias pelas praias do Grande Recife em busca de tubarões. O retorno aos trabalhos, interrompidos desde dezembro, se deu após o repasse, na última quarta-feira (24), de R$ 1,8 milhão por parte da Secretaria de Defesa Social (SDS). A embarcação partiu com uma equipe multidisciplinar de cinco pessoas e retorna à costa na próxima quarta-feira (31).

A retomada dos trabalhos, apesar da coincidência temporal, não tem nenhuma relação direta com a morte da turista paulista Bruna da Silva Gobbi, 18 anos, que passava férias em Pernambuco e foi atacada por um tubarão enquanto se banhava em Boa Viagem, a 20 metros da faixa de areia, na segunda-feira passada.

A equipe – formada pelo mestre do barco, um engenheiro de pesca, dois auxiliares de convés e um cozinheiro – lançou no fim da tarde de ontem dois espinhéis com 100 anzóis de 4 quilômetros cada e 20 linhas de espera em dois pontos, um em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e outro perto da foz do Rio Jaboatão.
Os equipamentos vão abranger um perímetro entre o Pina, na capital, e o Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. “Os espinhéis e as linhas de espera são instrumentos de pesca utilizados para interceptar tubarões agressivos”, explicou o presidente do Instituto Oceanário, Alexandre Carvalho.

Os espinhéis são um primeiro escudo e ficam posicionados a cerca de 2,5 quilômetros da costa, a uma profundidade que varia entre 14 e 16 metros, a depender da maré. As linhas de espera, por sua vez, são colocadas mais perto da praia, em média 800 metros, a uma distância vertical que vai de quatro a seis metros.

De acordo com o biólogo português André Afonso, há cinco anos morando no Estado, onde cursa doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), os aparelhos de pesca passam a noite dispostos nas águas com o intuito de capturar os animais da espécie tigre e cabeça-chata, responsáveis pelos ataques a banhistas e surfistas na Região Metropolitana. “Os tubarões são mais ativos no período noturno”, salientou. Às 5h deste sábado (27), o Sinuelo volta ao local para verificar se houve captura. O processo se repetirá até a quarta-feira, quando a embarcação retorna. O Sinuelo fará o mesmo trabalho a cada semana.

Atuando desde 2004, o barco já foi responsável pela captura de 60 tubarões-tigre e 14 do tipo cabeça-chata. A média costuma ser de uma captura por mês. “Não é garantia a gente conseguir pegar um animal. Não é ciência exata. A captura é algo raro. Acreditamos que há um declínio das populações em razão da sobrepesca”, afirmou Carvalho.

Os animais apreendidos pelos aparelhos receberão sensores acústicos e por satélite e terão seus passos monitorados pelo Cemit. Em seguida, serão levados pelo Sinuelo a uma área 37 quilômetros distante da costa. “Nenhum tubarão marcado até agora retornou à costa. Estudamos seu comportamento e eles costumam migrar no sentido norte, por causa da tendência das correntes marítimas”, ressaltou.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.