Boa redação exige aplicação e treino

Dificuldade de Camila era o início do texto / Igo Bione/JC ImagemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que equivale à primeira etapa dos vestibulares das Universidades Federal e Estadual de Pernambuco (UFPE e UPE), está marcado para os dias 26 e 27 de outubro. Uma das provas é a redação. Embora haja pouco tempo até lá – falta menos de um mês – ainda dá para se preparar para o teste que vale pontos preciosos na nota final.

A primeira dica é escrever pelo menos uma redação a cada dois dias. Considerando que o estudante comece hoje e que há 26 dias até a véspera do exame, se levar a proposta a sério ele terá redigido 13 textos. “Mostre a redação para outras pessoas, se possível um professor. Peça a opinião delas. O ideal é alguém com visão crítica, que opine com sinceridade. Tem que reescrever quantas vezes forem necesssárias”, observa o professor Noé Amós Guieiro. “Leia o texto em voz alta. Ajuda a entender o que escreveu. E use linguagem simples”, complementa.

Noé é o “pai” de Laura S, garota fictícia que não gosta de escrever e é personagem do livro A menina que odiava redação, lançado recentemente. Professor da rede estadual de São Paulo, ele ensina um esquema para compor a redação a partir de imagens. “O abstrato da palavra dá lugar à imagem. Isso estimula o estudante a gostar de escrever”, explica o professor, que também criou um aplicativo gratuito disponível na internet (http://ameninaqueodiavaredacao.blogspot.com.br/).

Ele propõe que o texto seja pensado como uma casa, no qual os cômodos são os parágrafos. Os móveis e os objetos, as informações. “Antes de escrever, é importante que haja um planejamento. Faça um quadrado com cinco retângulos. Em cada um coloque uma palavra-chave. O primeiro é a introdução e o último, a conclusão. Os três do meio são os parágrafos argumentativos”, observa Noé. “O risco de dar branco e de perder o foco no assunto é menor quando se planeja antes”, afirma.

Outra sugestão é que, durante os “treinos”, o vestibulando cronometre o tempo que vai gastar escrevendo. Além da redação, no segundo dia do Enem ele terá que responder 45 questões de matemática e 45 de linguagem (português, literatura, artes e língua estrangeira). Serão cinco horas e meia de avaliação. Como tradicionalmente os testes trazem quesitos extensos, a recomendação é que o estudante não gaste mais de uma hora fazendo a redação.

Como a personagem do livro de Noé, Camila Meyer, 17 anos, fera de direito, não gostava de redação. “Tive que aprender por causa do vestibular. Minha maior dificuldade era escrever o início do texto. Ainda dá um frio na barriga só em pensar na redação, mas me preparei e espero fazer uma boa prova”, diz a aluna do Colégio Motivo.
O professor Mário Sérgio, do Motivo, lembra que no Enem o candidato tem que apontar uma solução para o problema apresentado na redação. “O Enem pede que o candidato indique uma proposta de intervenção”, destaca. Para ajudar os feras nos argumentos, ele sugere a leitura de revistas de opinião. Uma delas é a Le Monde Diplomatique (www.diplomatique.org.br). No site, as edições anteriores do mês são disponibilizadas gratuitamente.

Um capítulo do livro A menina que odiava redação pode ser visto aqui:http://p.download.uol.com.br/jc/AMENINAQUEODIAVAREDACAO.pdf

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.