Brasil dará até RS 2 mi a empresa que reunir pesquisadores de tecnologia

Os executivos da companhia alemã SAP Daniel Duarte (à esquerda) e Fernando Lewis, ao lado do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)

À exemplo dos cursos de verão que levam alunos das universidade norte-americanas às grandes empresas de tecnologia, o Brasil dará até RS 2 milhões às empresas que reunirem pesquisadores para criar tecnologia que possa ser transformada em novos produtos.

Nesta quinta-feira (19), o ministério da ciência, tecnologia e inovação (MCTI) lançou um edital em São Paulo para oferecer RS 14 milhões a empresas que criem projetos de softwares e novos produtos de tecnologia da informação, que atraiam pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O intuito é estabelecer uma conexão maior entre universidades e empresas.

“Nos EUA, existem os ‘Summer Internship’, cursos de verão em que os alunos das universidades fazem nas grandes empresas”, explica Virgílio de Almeida, secretário de Política de Informática do MCTI. “Queremos reproduzir isso aqui.” Ele cita como exemplos de universidades que fazem isso as de Stanford e Berkeley. Algumas das companhias que possuem essa modalidade de imersão empresarial são Google e Microsoft. “Os alunos saem das universidades no verão e vão para as empresas ou podem sair do doutorado e passar um tempo nas companhias”, explica.

Os recursos serão concedidos sob a modalidade de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dentro dos próximos 45 dias, as empresas interessadas poderão inscrever projetos. Para participar, as empresas deverão possuir centros de pesquisa e desenvolvimento. Como contrapartida, as companhias terão que investir a mesma quantia pleiteada junto ao governo.

Os pesquisadores recrutados pelas companhias deverão ter, pelo menos, título de mestrado e poderão participar do projeto por, no máximo, 36 meses.

A oferta de bolsas a pesquisadores faz parte do plano do governo chamado TI Maior, voltado ao desenvolvimento de tecnologia no país.

Centro de desenvolvimento
O MCTI aproveitou o evento para anunciar o quarto centro global de pesquisa e desenvolvimento. As empresas Microsoft, Intel e EMC foram as primeiras a anunciar seus centros, todos no Rio de Janeiro, que somados todos os investimentos consumirão R$ 650 milhões.

O quarto centro será o da SAP, que já possui uma instalação voltada para a pesquisa em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Para isso, a companhia alemã irá investir R$ 60 milhões na ampliação da planta, que dobrará o número de pesquisadores para mil em 2014. As obras serão concluídas em dezembro de 2013.

O ministro Marco Antonio Raupp afirmou ainda que espera para 2014 mais um centro de pesquisa em desenvolvimento. Esse será em parceria com o grupo francês Bull, que constrói supercomputadores. A estimativa do MCTI é que equipamentos como este consumam 30 milhões de euros.

Supercomputador
O intuito é implantar na Bahia um dos 20 mais potentes computadores de alto desempenho do mundo, que poderá ser utilizado por empresas e universidades. Para acompanha-lo, será implantado um centro de pesquisa para desenvolver aplicações voltadas para petróleo, energia e em criptografia que utilizem a potência do supercomputador e uma fábrica da Bull.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.