Brasil deve resistir aos protestos contra a Olimpíada do Rio, diz prefeito de Londres

Boris Johnson, prefeito de Londres, anda em frente de policialUm ano após comandar a Olimpíada de Londres, o prefeito Boris Johnson afirmou à Folha que o Brasil não deve se curvar ao pessimismo em relação à Rio 2016.

Ele disse que as autoridades devem “resistir” aos protestos contra os gastos de grandes eventos esportivos. Para Johnson, o desempenho da capital britânica mostrou que quem se opunha aos Jogos estava errado.

Conhecido pelo estilo debochado e com a popularidade turbinada pelos Jogos, ele se tornou o político mais popular do Reino Unido e é cotado para suceder o primeiro-ministro David Cameron.

Folha – Um dos principais motivos da onda de protestos no Brasil é o gasto elevado com a organização da Copa e da Olimpíada. O sr. comandou Jogos que custaram £ 9 bilhões (cerca de R$ 31 bilhões). O que pensa disso?
Boris Johnson – Não cabe a mim fazer comentários sobre a política brasileira. Mas, pela minha experiência, posso dizer algo que pode ser útil a quem está organizando os Jogos. Não podem se curvar aos céticos, aos pessimistas.
Não se rendam a quem demonstra atitude hostil contra os Jogos. Estávamos cheios deles em Londres, e provou-se que eles estavam errados. Tenho certeza de que o Brasil vai provar o mesmo.

Números que o sr. apresenta ao falar do legado positivo têm sido questionados…
Não por mim.

…por críticos. Um exemplo é o Westfield Stratford [megashopping vizinho ao Parque Olímpico]. Dizem que ele seria construído de qualquer jeito.
Isso é besteira! Não é verdade! Aquele shopping não teria acontecido [sem a Olimpíada]. Quando uma cidade faz um grande sucesso, produz uma atmosfera de confiança. Muitos investimentos estavam parados há décadas.
O dinheiro está entrando em Londres de uma forma que a gente não via há muito tempo. Não posso provar cada decisão de investimento se deve aos Jogos. Mas posso dizer que parte se deve a eles.
Há um clima geral de confiança. Você não pode negar a recuperação econômica fenomenal do leste de Londres. Isso atrai os investimentos.

O sr. foi acusado de usar os Jogos para se promover. Muitos temem que os políticos brasileiros façam o mesmo.
Nunca sonharia em tirar vantagem das grandes glórias nacionais no esporte [risos]. Não sonharia em fazer isso neste ano. Fiz em 2012.

O que o Rio pode aprender com Londres?
Não quero dar lições. Mas tem que envolver muito o setor privado, trazê-lo para o lado do setor público. Tem que ter muito tempo para planejar e zelar para que cada instalação tenha uso após os Jogos. Estou certo de que já estão fazendo tudo isso.

BORIS JOHNSON, 49

Nascimento: Nova York, 19.jun.1964

Profissão: Político e jornalista

Filiação: Partido Conservador

Prefeito de Londres desde 2008. Foi reeleito em 2012

Após Londres-2012, é cotado para suceder o primeiro-ministro David Cameron

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.