Brasil e China anteciparão lançamento de satélite em parceria
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Brasil e China estudam antecipar o lançamento de um quinto satélite desenvolvido em conjunto pelos dois países. O aparelho vai substituir o CBers-3, cujo lançamento, na semana passada, falhou. O satélite, que seria usado para melhorar o monitoramento do desmatamento na Amazônia não chegou a entrar em órbita e tornou a cair na Terra. A possibilidade de antecipar o novo lançamento foi manifestada na tarde desta quinta-feira (19).
A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), responsável pelo projeto no Brasil, depois que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assegurou que os dois países podem colocar o satélite em órbita em 2014.”Técnicos brasileiros analisam as possibilidades de antecipar o lançamento do CBERS-4, quinto satélite do programa desenvolvido em conjunto”, informou o INPE em comunicado no qual não esclareceu a data em que poderia ser realizada a nova tentativa.
“As conversas começaram imediatamente depois da falha com o foguete chinês Longa Marcha 4B, lançado da base de Taiyuan no dia 9, que impediu que o CBERS-3 alcançasse a órbita programada”, acrescenta a nota.
A parceira entre Brasil e China existe desde o final da década de 1980. Até agora, os dois países desenvolveram e lançaram três satélites. Todos foram resultado do Programa de Satélite Chinês-Brasileiro de Vigilância Remota (CBERS). O programa ainda prevê o lançamento futuro de um sexto satélite, o CBERS-5, que o governo brasileiro tenta acelerar.
Segundo Paulo Bernardo, Brasil e China têm condições de antecipar o lançamento do CBERS-4 porque todas as peças para o CBERS-3 foram construídas em dobro. As réplicas, por isso, podem ser aproveitadas imediatamente. O INPE confirmou que algumas das partes do novo satélite estão em fase de montagem tanto no Brasil como na China.
Fonte: ÉPOCA
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário