Brasil é o 4º país que mais teme ataques cibernéticos
O Brasil ficou em 4º lugar no ranking que mediu o nível de conhecimento de riscos cibernéticos das organizações ao redor do mundo, segundo a pesquisa Global de Segurança da Informação 2013. Na média, o País alcança o nível de 73% de noção sobre tais incidentes. Em âmbito mundial, quase 12% das empresas afirmam desconhecer tais riscos. No Brasil, o número também é pequeno, chegando perto de 5%.
Ainda sobre a média global, entre os fatores que determinam os orçamentos relacionados à segurança digital, estão o contexto econômico, a continuidade dos negócios e a reputação da empresa. No Brasil, 50,6% das empresas pesquisadas apontaram a conjuntura econômica como um dos fatores que determinam os gastos da empresa com segurança da informação.
O Brasil apresentou maior preocupação por parte das organizações no acompanhamento dos incidentes de segurança. O percentual de empresas que admitem desconhecer se sofreram estes incidentes é de 6%, percentual muito inferior aos 14% no mundo.
De acordo com o sócio da PwC, empresa promotora do estudo no Brasil, e responsável pela pesquisa no País, Edgar D’Andrea, quando os empreendimentos precisam realizar cortes no orçamento, na maioria das vezes, são os programas de segurança os primeiros afetados. “Estas atitudes resultam em riscos não compreendidos nem abordados da maneira adequada”, explica.
Os resultados ainda apontam que os investimentos em segurança da informação de empresas brasileiras têm ganhado proporções significativas, ou seja, 16% delas afirmam possuir entre 1 e 9 milhões de dólares como orçamento. Os empreendimentos que se encontram na verdadeira liderança da área de segurança da informação, empregam estruturas integradas que combinam gestão de risco, segurança da informação e privacidade de dados, por exemplo.
A pesquisa avaliou 128 países. O Brasil obteve a segunda maior participação na pesquisa, com 575 executivos, cerca de 6,2%, sendo superado apenas pelos Estados Unidos.
Fonte: Folhape
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário