Brasil é o segundo colocado no ranking mundial da doença
O número de casos de hanseníase no Brasil tem apresentado uma redução de 26%. Mesmo assim, o País amarga a segunda colocação no ranking mundial de pacientes de hanseníase, perdendo apenas para a Índia. Só em 2012, Pernambuco registrou mais de 2,2 mil casos. No Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado neste domingo, Pernambuco também vem apresentando uma redução no número de infectados, mas ainda sofre para conseguir identificar todos os casos da doença.
“Do diagnóstico à cura, todo procedimento para o paciente de hanseníase pode ser feito nos postos de saúde. Só os casos mais complicados são encaminhados às unidades de referência”, enfatiza. Em Pernambuco, o Hospital Geral da Mirueira, o Otávio de Freitas e o Instituto Materno Infantil (Imip) são as unidades de referência.
Em 2011, Pernambuco tinha 8% de todos os casos do País. Esse número aumenta para 12% quando consideramos apenas os infectados menores de 15 anos. Raíssa destaca a importância de identificar os possíveis pacientes menores dessa idade. “Quando encontramos uma criança com hanseníase, nós sabemos que tem um adulto que está transmitindo a doença. Isso porque até os 15 anos nós não consideramos o individuo como transmissor, já que geralmente são mais resistentes à doença”, conta.
Com esses números, o Estado é o nono colocado em identificação de casos e ocupa o 5° lugar quando a doença é encontrada em menores de 15 anos. Na região Nordeste, Pernambuco é o terceiro em números de casos gerais, perdendo apenas para Maranhão e Piauí, e segundo lugar em notificações em menores de 15 anos, ficando atrás apenas do Maranhão.
META
Existe um plano estadual de saúde com metas a serem cumpridas até 2015. Entre elas, alcançar 90% dos casos de detecção esperados, atualmente esse número é de 81,7%, e reduzir para 12% o percentual de abandono de casos, hoje em 16%. O intuito também é atingir 85% de pacientes curados. Atualmente, esse índice é de 78%.
Fonte: Folha -PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário