Brasil encerra participação histórica no Mundial de Barcelona com dez medalhas

20130804152849725904iChegando ao fim neste domingo, o Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona fica marcado como o melhor da história do Brasil. A Seleção deixa a capital catalã com dez medalhas, o título mundial na maratona aquática e um tricampeonato histórico de Cesar Cielo nos 50m livre.

Sem provas de natação nos primeiros dias da programação do Mundial, o sucesso brasileiro teve início na maratona aquática. Logo no primeiro dia de disputas, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha realizaram feito histórico para o país na prova de 5km.

Até então, o Brasil jamais havia colocado dois atletas em um mesmo pódio no Mundial, tabu quebrado com a prata de Okimoto e o bronze de Ana Marcela. As duas ainda voltariam a comemorar juntas nos 10km, prova em que ficaram com o ouro e a prata, respectivamente.

Na Maratona, Seleção ainda levou um inesperado bronze nos 5km por equipes, no qual Okimoto conquistou sua terceira medalha junto a Allan do Carmo e Samuel de Bona. O bom desempenho brasileiro foi coroado com o título de campeão mundial na modalidade. O país somou 98 pontos, contra 94 da Alemanha e 65 dos Estados Unidos.

A campanha histórica do Brasil foi completa a partir das provas de natação. Sem a mesma badalação dos outros medalhistas, Felipe Lima abriu a caminhada da equipe nacional com o bronze nos 100m peito, na segunda-feira. No mesmo dia, Cesar Cielo garantiu a sua quinta medalha de ouro na competição com o bicampeonato nos 50m borboleta.

Depois, foi a vez de Thiago Pereira finalmente subir ao pódio no Mundial com o bronze nos 200m medley. Ele ainda arranjaria fôlego para encerrar a caminhada de sucesso do Brasil com novo bronze nos 400m medley deste domingo – prova que decidiu disputar de última hora.

O principal feito brasileiro no Palau Sant Jordi, no entanto, foi conquistado neste sábado. Contrariando o favoritismo do francês Florent Manaudou, Cesar Cielo dominou os 50m livre e garantiu um inédito tricampeonato na prova. Emocionado na execução do hino nacional, o nadador protagonizou um dos momentos mais marcantes da competição ao arrancar aplausos de todos os presentes no local durante a cerimônia.

Antes de Barcelona, a melhor participação brasileira no Mundial havia acontecido em Xangai-2011, quando o país conquistou quatro medalhas – todas de ouro. Desde Berlim-1978, o Brasil acumulava apenas 12 medalhas na competição.

Fonte: Super Esportes

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.