Brasil pede explicações sobre espionagem do FMI pelos EUA

imagesO Brasil convocou ontem (13) uma reunião informal dos Estados-membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) para receber explicações sobre as suspeitas de espionagem da instituição por parte dos Estados Unidos, disse à AFP o representante do país no Fundo. “Uma reunião aconteceu a meu pedido (…) Quero explicações”, declarou Paulo Nogueira Batista, representante do Brasil e de mais dez países no conselho de administração do FMI.

Ele não divulgou o conteúdo da conversa, alegando a obrigação de confidencialidade inerente ao cargo. O encontro foi o primeiro sinal público da irritação do Fundo com as informações de que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) americana estendeu ao FMI e ao Banco Mundial seus esforços maciços de espionagem. Ambas as instituições têm suas sedes em Washington.

De acordo com notícias divulgadas em diferentes veículos da imprensa no mês passado, citando autoridades americanas que pediram para não ser identificadas, o presidente Barack Obama determinou à NSA que pusesse um fim à vigilância eletrônica às duas instituições financeiras globais. A Casa Branca não confirmou oficialmente ter espionado essas organizações.

Paulo Nogueira Batista explicou que, como diretor-executivo pelo Brasil no FMI, ele tem o direito de convocar uma reunião não programada da diretoria. “Cada administrador (representante de um país) tem o direito de pedir uma reunião do conselho de administração”, afirmou.

Um dos alvos da NSA, o Brasil protestou formalmente com o governo americano contra o monitoramento dos e-mails da presidente Dilma Rousseff e de outras autoridades brasileiras. Além disso, a visita de Estado que Dilma faria aos EUA em outubro também foi cancelada. O brasileiro disse que a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, não participou da reunião.
Tanto o Fundo quanto o Banco Mundial se recusaram a comentar o assunto oficialmente.

“Estamos a par das matérias nos jornais e não temos qualquer comentário a fazer nesse momento”, disse uma porta-voz do FMI à AFP. Ao ser questionada sobre a espionagem americana ao Fundo, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Jen Psaki, disse apenas que o governo está revendo suas atividades ao redor do mundo para determinar a “postura adequada”, incluindo como os EUA se relacionam com seus aliados e parceiros.

“Claro que, como parte desse esforço, estamos fazendo consultas aos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. E nosso objetivo é, claro, não apenas aliviar suas preocupações, mas fortalecer nossa relação de coleta de dados de inteligência, avançando”, completou Jen. As práticas de espionagem da NSA provocaram uma série de polêmicas diplomáticas, principalmente após as revelações sobre um suposto grampo ao celular da chanceler alemã, Angela Merkel.

No final de agosto, a ONU anunciou que pediria explicações aos Estados Unidos sobre as revelações da revista alemã “Der Spiegel”, segundo as quais a NSA havia grampeado seu sistema interno de videoconferência.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.