Brasil tem novos protestos e Dilma propõe pacto nacional

O Brasil viveu nesta sexta-feira mais um dia de manifestações históricas marcadas por atos de violência, que incluíram Rio, São Paulo e outras trinta cidades do país, enquanto a presidente Dilma Rousseff propunha um pacto nacional para melhorar os serviços públicos.

Na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, grupos de jovens com os rostos cobertos destruíram uma concessionária de veículos e saquearam uma loja de eletrodomésticos.

A polícia enviou reforços para a região e realizou várias detenções, enquanto a Avenida das Américas e a Linha Amarela eram fechadas para o tráfego.

Diante da perspectiva de protesto na Barra da Tijuca, o comércio fechou suas portas mais cedo e os shoppings colocaram tapumes de proteção antecipando a onda de saques.

No Leblon, manifestantes realizaram um protesto pacífico diante da casa do governador Sérgio Cabral.

Em discurso à Nação, a presidente Dilma Rousseff propôs um grande pacto nacional para melhorar os serviços públicos, e admitiu que há muito o que fazer para combater a corrupção no Brasil, em sua primeira mensagem à Nação após a onda de protestos.

“Vou conversar com os chefes de outros poderes e vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos”.

No mesmo discurso, Dilma afirmou que o Brasil “merece e fará uma grande Copa” do Mundo em 2014, respondendo às críticas aos enormes gastos com o evento, uma das bandeiras dos protestos.

Dilma afirmou que os bilhões de reais gastos para construir os estádios da Copa do Mundo são produto de financiamento e serão recuperados.

Em São Paulo, o Movimento Passe Livre (MPL), detonador dos protestos, anunciou que não convocará novos protestos diante da decisão das autoridades de reduzir os preços das passagens dos transportes públicos.

Os líderes do MPL lamentaram a participação de pessoas que ‘defendem causas conservadoras’ e os atos de violência, que o movimento rejeita.

No centro da capital paulista, membros do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) protestaram pacificamente contra a aprovação do projeto de lei que prevê tratamento psicológico para a “cura” da homossexualidade.

Outras manifestações ocorreram em Guarulhos, na zona do Aeroporto Internacional, e em Santo André.

Em Ribeirão Preto, no interior do Estado, um grupo se reuniu no local onde na quinta-feira um jovem manifestante de 18 anos morreu atropelado durante um protesto.

Em Curitiba, a terceira manifestação da semana foi organizada para pedir maior transparência nos investimentos nos transportes.

Em Fortaleza, o protesto foi contra a construção de um aquário destinado a atrair turistas, considerado algo supérfluo pelos cidadãos.

Na quinta-feira, mais de um milhão de manifestantes ocuparam as ruas de 80 cidades do Brasil para protestar contra a corrupção e os gastos astronômicos com a Copa do Mundo, e exigir melhores serviços públicos.

Os protestos de quinta-feira terminaram em atos de vandalismo e violência policial em diversas cidades, especialmente no Rio de Janeiro.

Fonte: Terra

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.