Brasileiro é o internauta que mais navega

Há poucos anos era difícil imaginar que o acesso à internet seria tão facilitado. Mesmo que, no Brasil, ainda tenha várias limitações e não seja o ideal, o País já acumula os títulos de terceiro em quantidade de usuários ativos, cerca de 52,5 milhões de pessoas, e, principalmente, o de nação que mais tempo passa conectada. Passamos uma média de 43 horas e 57 minutos, no último mês de 2012, segundo o Net Insight, estudo realizado pelo Ibope Media.

Entre as principais atividades estão, sobretudo, a interação nas redes sociais, sites de busca, portais e o uso do e-mail. Só no primeiro mês deste ano, os brasileiros passaram, aproximadamente, 10 horas e 26 minutos navegando nas redes sociais, 13,5% a mais que no ano passado. Os sites de vídeos também tomaram bastante tempo desses usuários. Dados apontam que essa atividade cresceu 14,8%, com 1 hora e 52 minutos.

A compra online, no entanto, tem se destacado, cada vez mais, como uma das principais atividades do brasileiro na rede mundial de computadores, segundo o CEO do Busca Descontos, Pedro Eugênio. “O aumento do número de usuários na internet e do tempo gasto na navegação refletem um cenário positivo para o e-commerce”, afirma. E as perspectivas são as melhores para o setor.

Só em 2012, as vendas no comércio eletrônico cresceram 29% e movimentaram R$ 24,12 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). “Atualmente, o Brasil tem uma das maiores taxas de e-commerce. Para 2013 o setor deve crescer mais de 20%. Produtos de Informática, eletrodomésticos e eletroeletrônicos são os mais consumidos pelos brasileiros”, disse Pedro Eugênio.

Os franceses são a segunda nação a dedicar mais tempo de suas vidas conectados à rede mundial de computadores. No último mês de dezembro, eles gastaram, em média, 39 horas e 23 minutos. Na terceira colocação está a Alemanha, com 37 horas e 23 minutos gastos por usuário. Os usuários que colocam o Brasil nessa posição, normalmente, estão dentro da faixa etária de 25 e 49 anos.

O professor de Letras, Felipe Gonçalves, de 31 anos, confessa que não sabe quanto tempo passa conectado, mas garante que consegue manter um equilíbrio. “Tem dias que passo muito tempo, outros não. Mas meus equipamentos estão sempre ligados e conectados”, afirma o professor que utiliza a rede para fazer, sobretudo, downloads de músicas, pesquisas, transações bancárias e algumas compras.

“Lembro da vida sem a internet. Sinto falta da concentração que tinha. Agora, não consigo ter o mesmo foco de ler grandes livros em intervalos pequenos de tempo, por exemplo”, comenta Felipe, que para evitar o vício, evita conectar-se por meio de dispositivos móveis. “É muito louco as pessoas não conseguirem viver mais sem internet. Estar conectado não é sinônimo de estar navegando o tempo todo”, pontua.

Nem todos, no entanto, estão atentos como Felipe. De acordo com o psicólogo Alexandre Nunes, isso está muito ligado à educação. “Será que somos educados para o uso da tecnologia? Temos um quantitativo que aponta para um contingente enorme de uso. Agora, para que estão acessando e usando?”, questiona o professor, que diz que esse uso deve ser colocado em debate.

“Temos que lembrar, também, que se trata de algo muito novo. Isso aconteceu, por exemplo, quando o celular começou a se popularizar. Acredito que a tendência é que as coisas saiam do modismo e as pessoas comecem a questionar a importância de cada ferramenta e a distinguir uso que dá sentido, o uso que não acrescenta em nada e o uso da dependência, que já é patológico”, concluiu Alexandre Nunes.

 Fonte: Folha-PE

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.