Cais do Sertão trará Luiz Gonzaga e ares sertanejos à Capital pernambucana

“O sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão”, profetizou Antônio Conselheiro. A afirmação, hoje já corriqueira, aponta que o previsto em Canudos ainda no século XIX ganha sentido no Recife contemporâneo. O Centro Cultural Cais do Sertão Luiz Gonzaga, que avista o mar, está prestes a comprovar a tese. Na tarde desta terça-feira (20), uma coletiva de imprensa reuniu a equipe de arquitetura, engenharia e curadoria do museu para apresentar detalhes do projeto arquitetônico, diferenciais técnicos e o atual estágio da obra, prevista para ser entregue no próximo dia 13 de dezembro.

Situado no local do antigo Armazém 10 do Porto do Recife, o moderno centro cultural abriga, de maneira arrojada, a alma do Sertão e de seu maior cantador: o rei do baião Luiz Gonzaga. É o mestre Lua o fio condutor da empreitada que busca trazer elementos do cotidiano sertanejo tão presentes na obra do sanfoneiro pernambucano. O arquiteto Marcelo Ferraz, responsável pela obra, apresentou de que maneira irá se dar a relação. “Uma casa grande pra Luiz Gonzaga. Junto a ele, vem todo o sertão: cultura, história, gente, materiais e modos de viver. A ideia é que isso seja vivido aqui – dentro de uma metrópole moderna que é Recife, na beira do mar. Por isso é que ele é o Cais do Sertão, o sertão que chegou à beira da água, que virou mar”, explicou.

Em meio às construções tradicionais do Bairro do Recife, o novo equipamento traz ao entorno da área uma composição estrutural que pode ser considerada como marco arquitetônico na cidade. O projeto é ousado desde sua constituição física – o concreto aparente pigmentado, que remete a uma pedra do Sertão do Piauí; e uma máscara de cobogós, criados especialmente para a instalação, com linhas livres que representam ao mesmo tempo a renda, a terra trincada e a visão do sertanejo da galhada na caatinga.

O conteúdo curatorial das exposições permanentes se tornou determinante para a definição da estrutura física do lugar. Logo à entrada, um juazeiro típico e trazido do Sertão convida os visitantes para sentarem-se à sua sombra. Em seguida, o ambiente espaçoso característico de armazéns toma novas formas. A começar por uma estrutura metálica em forma elíptica revestida de chapas de aço, batizada de Útero, que chama a atenção pelas suas dimensões e forma. Adentrando o lugar, é possível se encontrar às margens do rio São Francisco. Águas correrão em um grande espaço expositivo que apresentará as principais dimensões da vida no sertão. A música de Gonzagão compõe a trilha das sete áreas que retratam a história sertaneja: Ocupar, viver, trabalhar, cantar, criar, crer e migrar.

O centro cultural e museu está dividido em duas edificações – Módulo 1 e Módulo 2. No Módulo 1, que será lançado já no próximo dia 13 de dezembro, será instalado o museu. Já o Módulo 2 compreende o Centro Cultural com auditório, salas para oficinas, restaurante, café e espaços de ambientação e convivência. As obras físicas estão em fase de execução, e esta segunda etapa tem previsão de inauguração no final de 2014.

 Fonte: Folha-Pe

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.