Calendário oficial de 2013 sem feriados prolongados

Quem aproveitou os muitos feriados emendados e pontos facultativos de 2012 pode ir se preparando para um ano mais corrido, com menos oportunidades para descansar e viajar. Contando-se as datas comemorativas nacionais, 2013 começou logo no único fim de semana prolongado do ano. O 1º de janeiro, terça-feira, foi o único feriado do calendário oficial, divulgado nessa sexta-feira no Diário Oficial da União, em que havia a possibilidade de folgar quatro dias seguidos, além do carnaval. Quem comemora a notícia é o comércio e a indústria, enquanto, naturalmente, os trabalhadores lamentam a obrigação de pegar no batente mais dias no período.


Economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio), Gabriel de Andrade Ivo acredita que o impacto será positivo para os comerciantes, mas avalia que ele é difícil de mensurar. “Para o comércio em si é positivo. Para a indústria também deve ser. Mas para o PIB (Produto Interno Bruto), como um todo, não deve exercer grande influência”, afirma.

Segundo o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Daniel Plá, o comércio de rua deve ser um dos maiores beneficiados. “As lojas de rua são muito prejudicadas com os pontos facultativos e quem se dá bem com eles são os shopping centers. Cada feriado representa para uma cidade do porte de Belo Horizonte uma perda irrecuperável de pelo menos R$ 100 milhões para o comércio”, afirma ele.

Levando-se em conta os feriados estaduais e municipais, 2012 teve um dia útil a mais e dois feriados que caíram em terças-feiras – 1º de maio e 25 de dezembro –; um que caiu em uma quinta – 15 de novembro –; e outros três em sextas-feiras – 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro. Já 2013 terá dois feriados que cairão em quartas-feiras e dois em sextas-feiras. Além disso, para desespero de quem gosta de uma folga, quatro caem no fim de semana (veja quadro). Daniel estima que o impacto pode ser ainda maior, porque, diferentemente do ano passado, em 2013 o carnaval será logo no início de fevereiro. “Isso faz com que o todo mundo volte a trabalhar mais cedo”, afirma.

As folgas
Data              Dia da semana  Motivo
1º de janeiro   Terça-feira        Confraternização universal
11 de fevereiro Segunda-feira  Carnaval
12 de fevereiro Terça-feira       Carnaval
13 de fevereiro Quarta-feira     Cinzas (Até 12h)
29 de março     Sexta-feira       Paixão de Cristo
21 de abril       Domingo          Tiradentes
1º de maio      Quarta-feira      Dia do Trabalho
30 de maio      Quinta-feira      Corpus Christi
7 de setembro  Sábado             Independência
12 de outubro  Sábado              N.S. Aparecida
2 de novembro Sábado             Finados
15 de nov.       Sexta-feira         República
25 de dez.       Quarta-feira       Natal

Fonte: Estado de Minas

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.