Câmara debate Marco Civil da Internet com 22 especialistas

A Câmara dos Deputados reservou o plenário nesta quarta-feira (6) para debater o projeto do Marco Civil da Internet com 22 especialistas convidados. A chamada comissão geral, tipo de sessão que discute sem votar tema considerado polêmico, foi agendada pelo presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), após solicitação dos líderes partidários. Os parlamentares querem aprofundar a discussão e chegar a um consenso sobre a matéria.

O Marco Civil da Internet é uma espécie de Constituição para a rede, que estabelece normas gerais de utilização, com direitos dos usuários e deveres de provedores, por exemplo. Desde o último dia 28 que a proposta está trancando a pauta do plenário da Câmara, o que impede a votação de outros projetos de lei ordinária. O governo solicitou que o texto tramite com urgência após denúncias de práticas de espionagem pelos Estados Unidos no Brasil.

A comissão geral começa às 9h com a exposição de integrantes do Comitê Gestor de Internet (CGI), a convite do relator do texto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ). No Brasil, o CGI é o órgão responsável por coordenar as iniciativas ligadas aos serviços de internet no país e é composto por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica.

Em seguida, participam do debate professores de diferentes universidades, representantes de empresas de comunicação e internet, além de organizações da sociedade civil. Cada parlamentar poderá participar do debate desde que se inscreva. A previsão é que a discussão vá além da manhã de quarta-feira. “Deve se estender ao longo de todo o dia”, disse líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães.

Relatório
Nesta terça, o relator do texto apresentou seu parecer final para a proposta. Alessandro Molon deixou à cargo do Executivo a possibilidade de editar um decreto obrigando as empresas de internet a  armazenarem no país dados de usuários. A proposta desagrada os provedores de acesso à rede e grandes empresas da internet, como o Facebook e o Google.

Outro ponto que também é alvo de crítica das empresas é o que estabelece a chamada “neutralidade da rede”. O trecho impede que as companhias que oferecem conexão cobrem taxas diferenciadas de acordo com o acesso a determinado tipo de conteúdo ou serviço, como e-mail e redes sociais.

A previsão inicial era que o texto pudesse ser votado em plenário ainda na tarde de quarta, mas líderes partidários já descartam esta possibilidade, devido à falta de consenso. Eles avaliam que a proposta deverá ser apreciada só na próxima semana. O presidente da Câmara acredita que é necessário chegar a um consenso para que a matéria seja aprovada.

“Tem muitas controvérsias, e uma matéria como essa é tão sensível que se não houver acordo costurado por grande parte dos partidos e parlamentares você termina viabilizando uma obstrução e frustrando todos nós […]. A comissão geral é para que todos os assuntos, de todos os interessados, sejam expostos”, declarou.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.