Caminhada reúne cerca de quatro mil mulheres contra câncer no Piauí
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Cerca de quatro mil mulheres participaram neste sábado (5) de uma caminhada contra o câncer de mama em Teresina. A concentração aconteceu no adro da igreja São Benedito, no Centro da capital, onde foram distribuídas senhas para a realização de 500 mamografias gratuitas. O evento é organizado pela Fundação Maria Carvalho Santos e fazem parte da campanha ‘Outubro Rosa’, promovida pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.
Antes da caminhada, professores de educação física realizaram um alongamento. Logo em seguida, a Avenida Frei Serafim foi tomada pela cor rosa. As mulheres invadiram a avenida usando camisas e com faixas alertando a importância de estudos sobre o câncer de mama.
As amigas Eliane Lopes e Eufrásia Gardênia acordaram cedo neste sábado para participar do evento. Eliane conta que este é o primeiro ano que ela faz o percurso.
“Minha amiga me convidou para caminhamos juntas e lutamos contra o câncer de mama. É um gesto de carinho porque através deste evento muitas mulheres conseguem atendimentos médicos”, diz.
Vânia Guerra foi eleita pela segunda vez à madrinha da caminhada. Para ela, a caminhada contra o câncer serve para lembrar às mulheres da importância da mamografia, além de alertar aos governantes da necessidade de desenvolver políticas públicas voltadas para a prevenção do câncer de mama.
“Não adianta queremos combater o câncer de mama quando a doença está desenvolvida no corpo. A prevenção sempre é melhor remédio, no entanto, muitas mulheres não conseguem uma consulta com mastologistas e oncologistas, dessa forma fica difícil descobrir a doença com antecedência. É preciso mais políticas públicas para facilitar o acesso à prevenção e ao tratamento do câncer de mama”, afirma Vânia Guerra.
Outubro Rosa
A campanha “Outubro Rosa” é um movimento mundial realizado para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é um dos tipos da doença mais comuns entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos por ano. Segundo estudos realizados pelo Inca, as estimativas para os anos de 2012 e 2013 é de um total de 3,5 mil novos casos da doença no Paraná. Desde 2010, mais de 1.500 mulheres paranaenses morreram da doença.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário