Câncer de mama no Brasil
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Atividades
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Um novo relatório mundial sobre o câncer de mama estima que, em 2013, pelo menos 60 mil mulheres a mais que em 2012 sejam diagnosticadas com a doença. A previsão de novos casos identificados até o fim do ano passado em todo o planeta é de 1,6 milhão, contra 640 mil na década de 1980. Ou seja, em três décadas, o número mais que dobrou.
Uma pesquisa realiza pelo Instituto Avon em parceria com o Data Popular revelou dados inéditos sobre o câncer de mama no Nordeste. Segundo o estudo, a maior causa para não fazer o exame, com 31%, que detecta a patologia é a vergonha entre as nordestinas. Já nacionalmente, o medo de descobrir a doença faz com que 50% não façam a mamografia.
Os números do Nordeste também apontaram que quatro entre dez mulheres acham que não podem desenvolver a doença e 82% acreditam que não tem cura. Um dado que preocupou os médicos foi que, das que vão regularmente ao ginecologista, apenas 51% já se subteram a teste – mesmo aquele manual – para detectar nódulo, algo que deveria sempre realizada nas consultas.
Para prevenir o câncer de mama é preciso fazer check-up regulares, exames de mama, mamografia na data certa, além de evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário