Candidatos do Enem fazem provas de linguagem, matemática e redação neste domingo

Enem

Neste domingo, os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) fazem as provas de linguagem, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.  O exame será aplicado em 1.161 cidades, em 15 mil salas.

A redação na prova do Enem equivale à metade do valor total da média final de todo o exame. Em maio deste ano, o MEC (Ministério da Educação) anunciou maior rigor na correção da redação. Cada dissertação será corrigida por dois corretores e, se a nota for discrepante em mais de 100 pontos, a prova segue para as mãos de um terceiro corretor.

O MEC informou que será anulada a prova que apresentar parte do texto “deliberadamente desconectada com o tema proposto”. O objetivo é evitar problemas, como o registrado em 2012, quando um aluno teve a redação aprovada mesmo escrevendo uma receita de macarrão no meio do texto.

A professora Roseli Braff, do Sistema COC de Ensino, destacou cinco assuntos que podem ser tema da redação do Enem neste ano. Para ela, a prova pode pedir para o candidato redigir um texto sobre homofobia, o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, os bolivianos trabalhando com regime semelhante à escravidão em confecções de São Paulo, o ataque terrorista ocorrido na maratona de Boston, nos Estados Unidos e a fragilidade no sistema de segurança daquele país, e a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS), em janeiro deste ano.

O Enem solicita ao candidato a demonstração de cinco competências na redação:

1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Eliminados

Segundo números do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 7,11 milhões de pessoas se inscreveram para participar do exame. No sábado (26), porém, 24 candidatos foram eliminados por publicar fotos de páginas da prova nas redes sociais.

Inscritos que deixaram os locais do exame antes das duas horas mínimas exigidas pelo edital também foram eliminados – o MEC informa o total de excluídos e de abstenções após a prova deste domingo.

R7 e COC na correção do Enem

O portal R7, em parceria com o Sistema COC de ensino, vai divulgar logo após a prova do Enem, neste domingo (27), a correção comentada do exame com gabarito. O resultado das questões de matemática, linguagens e códigos e os comentários da redação serão divulgados depois das 19h30.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.