Candidatos elogiam tema da redação e se queixam do cansaço após maratona do Enem

Terminado o segundo dia de provas do Enem, candidatos de São Paulo, de Brasília e do Rio de Janeiro se disseram surpresos com o tema da redação, a implantação da Lei Seca no Brasil. Apesar disso, muitos candidatos gostaram da proposta e disseram que se saíram bem. Também houve queixa de cansaço ao final da maratona de provas.

Em São Paulo, Natalia Rodrigues, 17 anos, que quer estudar comércio exterior, achou o tema da redação bastante fácil. “Eu escrevi sobre a consciência dos motoristas. Esse é um tema bem claro, que todo mundo está consciente”.

Para Mariana Vigliotti, de 17 anos, matemática foi a matéria mais complicada do segundo dia. “O tema da redação estava fácil, porque, pelo que estava sendo proposto [em provas passadas], achei que seria mais complicado”, disse a candidata, que pretende cursar nutrição.

Já Luiz Felipe Vieira dos Santos achou os dois dias de prova exaustivos. Ele comemorou aniversário ontem, quando completa 19 anos, e disse que não conseguiu ainda festejar a data. “Foi bem chato. Tive que vir para cá, no frio, cansado, com sono. Não vejo a hora de descansar”, disse o estudante, que pretende fazer um curso na área de informática.

Em Brasília, Mateus Oliveira concorda com Luiz Felipe. “Foram dois dias muito cansativos, principalmente hoje, que teve a redação. Ainda bem que o tema foi tranquilo”, disse o estudante, que vai concorrer a uma vaga de ciências da computação.

Para Nathalie Castro, de 17 anos, o Enem cobrou tudo o que foi dado no colégio onde faz o terceiro ano. Apesar de ter achado vago o tema da redação, a candidata a uma vaga no curso de arquitetura acredita que foi bem. “Falei os prós e os contras da Lei Seca, baseada nos dados que eles deram no enunciado”.

Já Juliana Passamonte, de 19 anos, está fazendo o primeiro Enem para concorrer a uma vaga na área de tecnologia da informação. Ela fez a prova no Rio de Janeiro e achou difícil. “Eu estava revisando algumas provas de anos anteriores e achei bem mais complicada, mas teve temas também sobre tecnologia, internet, essas coisas. Sobre Lei Seca, na escola a gente discutiu e teve muita informação sobre vários temas, mas não pensou muito na Lei Seca”.

Já o operador de caldeira, Jorge Paulino, de 47 anos, está tentando retomar os estudos por meio do Enem. Apesar de não ter estudado muito, ele conta que lê bastante para se manter atualizado.

”Eu quero fazer história, minha pretensão é me aposentar e dar aulas, e quando estiver mais folgado retornar ao curso de direito, que é meu sonho. Acredito que, para quem esteja estudando, não foi difícil não, eu não achei dificuldade, embora não tenha estudado com afinco. O tema da redação foi bem atual, está na nossa vida constante”, avaliou.

De acordo com o Ministério da Educação, os gabaritos oficiais serão divulgados até quarta-feira (30).

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.