Carnaval vai começar na sede do Galo da Madrugada
Passadas as comemorações de final de ano, as atenções de muitos pernambucanos se voltam para a festividade mais popular do Estado. Uma boa alternativa para aliviar as tensões pré-folia são as prévias e festas temáticas, a exemplo da sexta edição do Ensaios do Carnaval do Recife, comandada pelo cantor e compositor pernambucano André Rio. O encontro acontecerá todos os sábados de janeiro, a partir das 18h, na sede do Galo da Madrugada, no Bairro de São José, com abertura do Bloco das Ilusões. Hoje, o evento de abertura contará com a participação de Emílio Santiago, maestro Spok, Silvério Pessoa, Cezzinha, Luciano Magno e Cristina Amaral.
“O encontro nasceu do desafio de tentar unir vários compositores da minha geração, dos anos 1990, mas com pouco espaço para apresentações. Ele já foi itinerante, mas há dois anos nos fixamos na sede do Galo – um espaço que tem a cara do Carnaval pernambucano – e sempre lançamos músicas novas”, explica André Rio.
Além dessa abertura para seus contemporâneos e para a renovação, Rio enxerga o Ensaios como uma reunião de músicos locais e de outros estados com o intuito de enaltecer o frevo produzido por compositores como Nelson Ferreira, Getúlio Cavalcanti, Capiba e Alírio Moraes.
Também não ficam de fora outros ritmos presentes no Carnaval pernambucano (maracatu, samba, ciranda) e composições de André Rio como Chuva de sombrinhas, O bicho vai pegar, Sou teu amor, Memória popular. Durante a apresentação, ele vai chamando os colegas para subir ao palco.
Os arranjos são feitos pelo guitarrista e compositor Luciano Magno e, fora os músicos que formam a banda de André, nenhum convidado recebe cachê. “Nem eu (risos). É tudo pela amizade. Esse é um trabalho que a gente faz para o frevo mesmo, para nos fortalecer. Todos entendem isso”, expõe Rio.
Para André Rio, uma das surpresas (positivas) da realização do Ensaios do Carnaval tem sido a presença de jovens com seus 20 e poucos anos. Segundo ele, a explicação se deve à própria força da folia nas ruas e nos palcos visto que o frevo não toca em rádio, além do trabalho de divulgação feito por sua equipe via redes sociais. “Ano passado tivemos casa cheia em todos os sábados. Neste, a gente espera que isso se repita”, torce.
Outro foco de atuação se dá junto aos turistas. O músico contrata uma pessoa que atua especificamente nos hotéis do Recife, distribuindo panfletos, fazendo acordos para levar os visitantes até o local do evento.
Nos próximos sábados, o Ensaios do Carnaval do Recife recebe a participação Luiza Possi, Josildo Sá, Nena Queiroga, Karynna Spinelly, Almir Rouche, Maestro Forró, Maciel Melo, entre muitos outros.
André Rio lamenta pelo frevo ainda não ser apreciado fora da época carnavalesca. No entanto, por outro lado, o ritmo faz sucesso nas dezenas de apresentações que ele faz por Pernambuco e em outros lugares do Brasil e do mundo. “Faço uma média de 70 shows por ano. Em todos eles, sem exceção, seja no Brasil ou no exterior, sempre tocamos frevo – que é muito bem aceito. Ele é música brasileira como outra qualquer, dá pra se ouvir e se gostar o ano inteiro”, defende o cantor, que já tocou cinco vezes no renomado Montreux Jazz Festival, na Suíça.
Fonte: JConline
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário