CCJ da Câmara aprova divisão da PEC do Orçamento Impositivo

ÍndiceA Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (27) o desmembramento de trechos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que obriga o Executivo federal a liberar recursos para despesas inseridas no Orçamento da União por deputados e senadores, as chamadas emendas parlamentares individuais.

A proposta, apelidada de Orçamento impositivo, já foi aprovada em agosto pelos deputados federais, no entanto, retornou à Câmara em razão de o texto ter sido alterado pelo Senado no dia 12.

O requerimento que propôs a divisão do projeto foi apresentado pelo líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO). Com o desmembramento, a PEC será divida em duas. Uma tratará apenas da determinação para que o governo federal pague as emendas dos congressista. A outra proposta abordará o financiamento da saúde pelo Executivo federal.

A versão da PEC aprovada pelos senadores obriga o pagamento das emendas parlamentares individuais, que geralmente são direcionadas para os redutos eleitorais de senadores e deputados. Metade dessas emendas (50%) seriam obrigatoriamente destinadas para a área saúde.

No texto, os senadores também fixaram um percentual mínimo da arrecadação de impostos que a União deverá aplicar em ações de saúde. Atualmente, a Emenda Constitucional 29 estipula que estados e municípios devem investir, respectivamente, 12% e 15% no setor. A legislação estipula que a União deve aplicar, pelo menos, o montante gasto no ano anterior somado à variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB).

A PEC prevê que percentuais escalonados de investimento em saúde nos próximos cinco anos. De acordo com o projeto, o Executivo federal teria de aplicar 13,2% já em 2014, 13,7% em 2015, 14,1% em 2016 e 14,5% em 2017. A previsão dos parlamentares era de que o repasse para a saúde alcançasse 15% em 2018.

No entanto, em meio à tramitação da PEC do Orçamento Impositivo, a Comissão de Seguridade Social da Câmara aprovou um projeto de lei complementar que estabelece, já em 2014, o repasse de 15% da receita federal para a saúde. Segundo as projeções dessa comissão, o percentual subiria para 18,6% em 2018. Esse montante que seria aplicado na saúde, segundo a proposta do colegiado de Seguridade Social, seria equivalente a 10% da receita corrente bruta, informou Caiado.

Menos recursos
De acordo com o líder do DEM na Câmara, as alterações feitas pelos senadores na PEC do Orçamento Impositivo geraria uma redução de R$ 30 bilhões nos valores que deveriam ser aplicados pelo governo no setor, em comparação com as regras estipuladas pelo projeto de lei complementar.

“O Senado pegou o Orçamento impositivo e acresceu um tema que nada tem a ver com o texto da Câmara. O texto do Senado fixa um patamar que é exatamente o que temos hoje para financiar a saúde. Mas vejam a gravidade: [a proposta] joga isso na Constituição brasileira. […] Para que depois se altere isso [recursos para a saúde] é muito mais complicado”, declarou Caiado.

As duas novas PECs sugeridas pelos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça terão de voltar a ser analisadas pelo colegiado para que os parlamentares apreciem sua constitucionalidade. Segundo Caiado, ambas propostas podem ser votadas em dois turnos na próxima quarta-feira (4) dependendo do andamento dos processos na Casa.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.