China proíbe anúncios de presentes de luxo

O governo da China anunciou nesta terça-feira a proibição de anúncios de rádio e TV que incentivem a compra de artigos e presentes de luxo.

A nova medida faz parte de uma campanha de austeridade do governo chinês, que promete combater a desigualdade.

Segundo informações da agência estatal de notícias, Xinhua, o governo justifica a medida ao afirmar que esse tipo de propaganda promove valores incorretos.

Entre os artigos afetados estão relógios caros, moedas de ouro e bebidas alcoólicas.

O ato de presentear, geralmente para obter favores de autoridades, é comum durante o Ano Novo chinês, que começa na próxima semana.

Mas segundo a agência chinesa que fiscaliza rádio, TV e indústria cinematográfica no país, os anúncios em alguns canais têm incentivado as pessoas a presentearem itens de luxo.

Desigualdade

O novo líder do Partido Comunista chinês, Xi Jinping, já ressaltou repetidas vezes a necessidade de combater a corrupção e proibiu demonstrações de extravagância dentro do partido e do Exército.

A crescente desigualdade no país é um tema politicamente sensível, e o Partido Comunista chinês teme que possa ameaçar a estabilidade política da segunda maior economia do mundo.

Enquanto muitos chineses enriqueceram nos últimos anos, e uma enorme nova classe média está se formando no país, a lacuna entre os mais ricos e o resto da população é grande e continua crescendo.

O Conselho de Estado da China emitiu novas diretrizes que afirmam que são necessárias reformas para tornar a distribuição de renda mais justa.

O plano inclui aumentar o salário mínimo para 40% da média salarial urbana até 2015.

O governo quer tirar 80 milhões de pessoas da pobreza nos próximos três anos e dobrar a renda dos chineses até 2020.

As gigantes indústrias estatais da China poderão ter de destinar lucros para financiar melhores serviços de saúde, educação e moradia barata.

Ceticismo

A elaboração das novas diretrizes para melhorar a distribuição de renda levou dois anos.

Apesar dos anúncios, alguns observadores permanecem céticos e dizem que o plano contém aspirações mas poucas receitas políticas.

Acredita-se que muitos devem se opor a novos impostos sobre propriedade e herança e a reformas no setor financeiro e no rígido sistema nacional de permissão de residência, que limita as possibilidades de que moradores de zonas rurais migrem para as grandes cidades.

As próprias diretrizes afirmam que a tarefa de tornar a China um lugar mais justo será árdua e complicada, e não será concluída na noite para o dia.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.