Chope artesanal faz sucesso entre os visitantes da Oktoberfest
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A cerveja é famosa bem gelada, mas nasce, quem diria, fervendo na caldeira. No sul do Brasil, a bebida que é paixão nacional ganha versões bem artesanais. “Com certeza, muita gente vem para a Oktoberfest para provar a cerveja feita em Blumenau. Então, para nós, é uma grande responsabilidade fazer uma cerveja de qualidade”, conta o cervejeiro Robert Manske.
Primeiro, o malte de cevada. Depois, o lúpulo. Tudo vai para uma espécie de panela gigante até levantar fervura. A mistura ainda precisa ser filtrada e resfriada e só então vai para os tanques. Dependendo do tipo, o chope, que é a cerveja servida em barris, pode levar até dois meses para ficar no ponto. Em tempos de Oktoberfest, só uma fábrica de Blumenau chega a produzir 120 mil litros da bebida por mês.
Depois de todo esse processo, o chope está pronto. A bebida que nasce na fábrica
é a mesma que anima o público na festa. Só na última edição da Oktoberfest, foram consumidos mais de 650 mil litros de chope. Mais da metade desse volume veio da produção artesanal.
Na Vila Germânica, ele é o campeão de preferência. “Tem um sabor mais natural, é uma delícia. O sabor é totalmente diferente”, diz o gerente de projetos Vilson Gessner. Para o sommelier de cervejas, Rubens Deeke, o consumidor brasileiro ainda está começando a descobrir o chope artesanal. “Você tem muito mais intensidade de sabores e aromas. E isso faz com que a experiência sensorial do consumidor com o produto seja bem mais plena e completa”, avalia o sommelier.
O sucesso em Blumenau é tanto que já tem empresário pensando em expandir a produção. “A gente percebe que ainda existe um grande potencial. Vai continuar crescendo sempre um pouco a cada ano”, anuncia o dono de cervejaria Eduardo Krueger. O mercado comemora e os apreciadores também. Na Oktoberfest, o chope no caneco é sempre um bom motivo para brindar.
Fonte:G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário