Chuva forte deixa vias alagadas em Salvador

Avenida Bonocô alagada em Salvador, Bahia (Foto: Imagem TV Bahia)A chuva que atinge Salvador desde o domingo (16) se intensificou na madrugada desta segunda-feira (17) e deixou vias alagadas logo no início do dia. Segundo a Transalvador, as avenidas Bonocô, Paralela e Ogunjá, três importantes vias da cidade, amanheceram alagadas. A orientação do órgão de trânsito é que os motoristas evitem trafegar pelos três locais. Não há registros de acidente nesta manhã.

De acordo com a Transalvador, por volta das 6h30, os motoristas já encontravam dificuldade nas três avenidas alagadas, e em vias que têm pontos de alagamento, como ACM (dois sentidos), Baixa do Fiscal, que além das poças de água está interditada no sentido Calçada por conta de uma obra, Vasco da Gama (ambos os sentidos) e saída da Estação da Lapa, sentido Barris.

O órgão de trânsito alerta que o trecho da Avenida Aliomar Baleeiro, mais conhecida como Estrada Velha do Aeroporto (EVA), que foi inteditada também depois de parte da pista ceder por causa da chuva, continua fechada, o que complica o trânsito nas redondezas.

Na saída de Salvador via BR-324, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito está lento na altura do local que foi interditado por conta de uma cratera aberta pela chuva há duas semamas.

Segundo a Transalvador, também por conta da chuva, a pista dupla que seria aberta nesta manhã na Avenida Lafayete Coutinho, mais conhecida como Contorno, que está interditada por causa de um deslizamento, não foi liberada porque a terra continua cedendo no local. O órgão de trânsito informou que técnicos da Transalvador e da Codesal estão no local para fazer uma avaliação.

Solicitações
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), até as 7h15 desta segunda-feira (17) recebeu seis solicitações de emergência.

Foram registrados cinco deslizamentos de terra e um desabamento de imóvel. Não houve feridos em nenhuma das situações.

O órgão atende em esquema de plantão, por 24 horas. A população pode acionar a Codesal através do telefone 199. A ligação é gratuita.

Deslizamento
Um grande deslizamento de terra interditou a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno) na manhã de domingo (16), em Salvador. A via é uma das mais importantes da capital baiana, que dá acesso a bairros como o Comércio e Campo Grande. Chovia forte na cidade quando o acidente ocorreu.

Um rapaz que passava pelo local a pé afirmou que precisou correr quando viu a terra deslizando. Ele ficou ferido levemente. Segundo a Defesa Civil, não há informações sobre pessoas feridas com gravidade.

Uma testemunha chegou a afirmar que um carro teria ficado sob os escombros, mas a informação não foi confirmada pela Defesa Civil.

O órgão tem a estimativa inicial de que cerca de 50 mil toneladas de terra vieram abaixo. As causas do deslizamento estão sendo investigadas. A hipótese inicial dos engenheiros da Defesa Civil é de que um bueiro entupido no alto da encosta possa ter contribuído para o ocorrido. O órgão aponta que a tampa do bueiro foi roubada e muito lixo foi parar dentro da estrutura, o que impedia já há algum tempo o escoamento correto da água.

Segundo as informações da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 10h. A encosta fica nos fundos do Museu de Arte Sacra. Um imenso buraco se formou depois que a terra deslizou. Postes de luz, placas de propaganda e vegetação foram derrubados. As duas pistas da avenida estãi interditadas.

Trânsito
Segundo previsão da Prefeitura de Salvador, a perspectiva é de liberação da Avenida Contorno, no sentido Campo Grande, até o início da manhã de segunda-feira (17). A operação não foi possível por conta da forte chuva desta segunda-feira (17). A liberação total da avenida deve acontecer daqui a três ou quatro dias, estima a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil.

A recomendação ao motorista é usar como alternativa o túnel Américo Simas e a Ladeira da Montanha.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.