Cientistas acham bactérias em lago antártico

Cientistas anunciaram pela primeira vez a descoberta de bactérias vivendo sob o gelo antártico, no escuro e sob baixíssimas temperaturas. O achado pode dar pistas de como a vida pode prosperar em outros planetas e luas. Ele também oferece o primeiro vislumbre de um vasto ecossistema de vida microscópica em lagos subterrâneos na Antártida.

Centenas de lagos estão ensanduichados entre a terra do continente e o gelo que o cobre. Cientistas imaginavam que esses lagos poderiam conter vida e a descoberta das bactérias é a primeira prova de que eles estavam certos. “Isso transforma a maneira como vemos o continente antártico”, disse John Priscu, da Universidade Estadual de Montana, líder da expedição científica que fez a descoberta.

Após perfurarem 800 metros de gelo para atingir o Lago Whillans, de 37 quilômetros de comprimento por 1,5 metro de profundidade, os cientistas recolheram água e amostras de sedimentos que mostraram claros sinais de vida, afirmou Priscu, que está na Estação McMurdo, na Antártida. Ao analisar as amostras em microscópios, avistaram células. Após testes químicos, observaram que essas células estavam vivas e metabolizando energia.

Segundo Priscu, todas as precauções foram tomadas para evitar a contaminação do lago com bactérias da superfície ou do gelo que o cobre. Ele também afirmou que são necessários muito mais estudos, incluindo análises de DNA, para determinar que tipo de bactéria foi encontrada e como elas vivem. Como não há luz solar, esses micro-organismos devem depender de material orgânico de outras fontes, como micróbios em decomposição originários de glaciares que derreteram ou de minerais das rochas do continente.

Extraterrestres. Chris McKay, um cientista da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa), afirmou que as análises podem determinar se as bactérias do Lago Whillans ajudariam a descobrir vida extraterrestre. “Se elas estão usando uma fonte local de energia, seria interessante. Se apenas consomem orgânicos de outras fontes, o interesse é bem menor”, afirmou. Isso porque, em qualquer lugar do sistema solar onde há evidências de água sob grossas camadas de gelo, a vida teria de depender apenas de minerais. “E não haverá oxigênio em outros mundos”, explicou.

Há um ano, uma expedição russa penetrou a superfície do Lago Vostok, que fica sob 3,2 quilômetros de gelo. Ela encontrou sinais de vida em amostras recolhidas, mas havia a possibilidade de contaminação do querosene usado para perfurar o gelo. Neste ano, a equipe recolheu novas amostras da água do lago, que ainda não foram analisadas.

Os britânicos também tentaram recolher amostras do Lago Ellsworth, a 1,6 km de profundidade, mas a expedição foi cancelada em dezembro após problemas nos equipamentos. / NYT

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.