Cientistas conseguem reverter síndrome de Down em laboratório

aCientistas americanos descobriram uma forma de reverter a síndrome de Down em ratos de laboratório recém-nascidos, injetando um composto  experimental que faz com que o cérebro cresça normalmente.

Embora o  estudo, publicado no periódico Science Translational Medicine, não  ofereça vínculo direto a um tratamento em humanos, os cientistas são  esperançosos de que algum dia possa oferecer um caminho para futuras  descobertas.

Não há cura para a síndrome de Down, que é provocada pela presença de um cromossomo excedente, que  produz cópias extras de mais de 300 genes, causando problemas  intelectuais, traços faciais característicos e às vezes outros problemas  de saúde.

A equipe da Universidade Johns Hopkins usou ratos de  laboratório que foram geneticamente modificados para ter cópias extras  de cerca de metade dos genes encontrados no cromossomo humano 21,  provocando condições similares à da síndrome de Down – entre elas, cérebro menor e dificuldade em aprender como se mover em um labirinto.

No  dia em que os ratos nasceram, os cientistas injetaram neles uma pequena  molécula, conhecida com o nome de agonista da via Sonic Hedgehog.

O  composto, cuja segurança para uso em humanos não foi testada, foi  concebido para estimular o crescimento normal do cérebro e do corpo  através do gene denominado SHH.

O gene dá instruções para produzir uma proteína denominada Sonic Hedgehog, que é essencial para o desenvolvimento.

“Funciona lindamente”, disse o autor do estudo, Roger Reeves, da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

“A maioria das pessoas com síndrome de Down tem um cerebelo com cerca de 60% do tamanho normal”, afirmou.

“Nós conseguimos normalizar completamente o crescimento do cerebelo até a idade adulta com esta injeção única”, acrescentou.

A  injeção também produziu benefícios inesperados no aprendizado e na  memória, normalmente vinculados a uma parte diferente do cérebro  conhecida como hipocampo.

Os cientistas descobriram que os ratos  tratados se saíram tão bem quanto os normais em um teste no qual  precisavam localizar uma plataforma no meio de uma piscina.

No  entanto, ajustar o tratamento para uso em humanos seria complicado, pois  alterar o crescimento do cérebro poderia ter consequências  indesejáveis, como provocar câncer, por exemplo.

“A síndrome de Down é muito complexa, e ninguém pensa em uma panaceia que normalize  essa condição”, disse. “Será necessário adotar abordagens múltiplas”,  acrescentou.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.