Cientistas tornam o cérebro transparente para facilitar estudos sobre doenças

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram uma nova forma de estudar o cérebro humano. O método consegue deixar transparente todo o cérebro de um rato, e parte do cérebro humano, de forma que os neurônios que recebem ou enviam informações possam ser destacados em cores vibrantes e vistos em sua complexidade tridimensional, sem a necessidade de cortar o órgão.

A descoberta foi publicada nesta semana, na revista científica Nature. O grupo de pesquisa, liderado por Karl Deisseroth, diz que um dos maiores desafios da biologia é obter informações detalhadas de um sistema complexo mantendo a perspectiva global necessária para entender o funcionamento do todo. Os especialistas afirmam que o novo método, chamado de “clarity”, tem a vantagem de preservar a bioquímica do cérebro para que sejam possíveis testes em estruturas específicas.

Segundo reportagem do jornal The New York Times, o processo pode ajudar a revelar as bases físicas de doenças e transtornos devastadores como a esquizofrenia, autismo, estresse pós-traumático, depressão e outros.

Em várias partes do mundo, cientistas testam formas de deixar o tecido de órgãos transparente. Os pesquisadores de Stanford usaram uma substância chamada hidrogel, que é basicamente composta por água. Um dos responsáveis pelo método, Kwanghun Chung, explicou ao jornal que o hidrogel forma uma espécie de malha que permeia o cérebro, ligando-se à maior parte das moléculas, mas não aos lipídios (gorduras e outras substâncias). O órgão é colocado em uma solução de sabão e uma corrente elétrica é acionada, o que faz com que os lipídios sejam “lavados” pela solução. Dessa forma, o cérebro fica transparente e sua bioquímica permanece intacta. Moléculas com corantes são aplicadas para visualização de detalhes do órgão e de suas atividades passadas.

Chung disse que foi difícil consolidar o método, definindo a combinação certa entre corrente elétrica, temperatura e solução. Ao longo dos anos de pesquisa, ele afirmou ter queimado e derretido mais de uma centena de cérebros.

A nova descoberta já pode ser usada por qualquer cientista, mas tem suas limitações. Não foi possível deixar todo o cérebro humano transparente (como o dos ratos), porque ele é maior e possui mais lipídios.

O estudo não faz parte da iniciativa aprovada pelo governo de Barack Obamarecentemente, que pretende investir US$ 100 milhões no mapeamento do cérebro humano. O objetivo é auxiliar na descoberta da cura de doenças como Alzheimer e epilepsia. Mas especialistas dizem que a pesquisa anunciada hoje constrói uma fundação para os ambiciosos planos de Obama.

Fonte: Revista Época

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.