CNJ recomenda que tribunais priorizem processos sobre saúde

ÍndiceO plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, recomendação aos tribunais de todo o país para que priorizem processos relacionados à saúde pública nas varas da fazenda e que orientem os magistrados que atuam nessas unidades a se especializar no tema.

A recomendação não inclui questões sobre convênio médico porque as empresas são controladas por agência reguladora e por órgãos de direito do consumidor e se trata de direito privado.

A proposta feita pelo ex-deputado federal Flávio Dino, atual presidente da Embratur, foi para que o CNJ obrigasse a criação das varas da saúde, mas o relator, conselheiro Ney Freitas, entendeu o ideal seria dar prioridade no julgamento pedidos de internação, de medicamentos ou de transferência de unidade nas varas de fazenda pública pelo país. Para o relator, obrigar a criação de varas poderia ferir a autonomia dos tribunais.

Flávio Dino fez a proposta em razão da morte do filho de 13 anos, em 14 de fevereiro do ano passado. Marcelo Dino morreu após uma crise de asma no Hospital Santa Lúcia, de Brasília. A família apontou negligência no atendimento médico. O hospital, por meio de nota, disse agiu de forma ética e negou irregularidades.

O tema começou a ser julgado pelo conselho em maio, mas foi adiado porque a conselheira Maria Cristina Peduzzi pediu vista (mais tempo para analisar o caso).

Na retomada da análise nesta terça, todos os conselheiros concordaram com a proposta de Ney Freitas.

Foi aprovado ainda sugestão à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para inclusão de direito sanitário como matéria obrigatória em concursos para a magistratura.

Em maio, Barbosa afirmou que falta especialização aos magistrados. “Será que o problema concernente à saúde no campo do Judiciário se resume à preferência dos julgamentos? Será que não está em jogo a especialização, uniformização? Há uma verdadeira cacofonia jurídica nesta área. Como presidente do STF, não raro, chegam estas questões. E as soluções são as mais antígonas”, disse, em relação a leis que afrontam direitos.

Proposta de Dino
Flávio Dino, ao defender na tribuna do CNJ a criação de varas especializadas em saúde, disse que se tornou um “especialista nas mazelas de saúde” após a morte do filho. Ele citou que a saúde no paíse é um “caos” e que famílias sofrem com a “peregrinação” aos hospitais.

O ex-deputado fez ainda relato emocionado, e pediu que o CNJ atendesse a seu pleito. “Falar disso é sempre reviver, mas eu não posso ter medo, tenho que ter coragem, porque meu filho teve coragem até o fim. É em nome dessa coragem que estou aqui. Cada palavra é acompanhada das mais duras lembranças. Ele não pode voltar nesta dimensão humano. Mas falo em nome de outros filhos e outras filhas de brasileiros que anseiam por atendimento médico em hospital de qualidade que funcione.”

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.