Codevasf alcança 100 municípios com cisternas do programa Água para Todos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) alcançou no mês de março 100 municípios de sete unidades da federação com as cisternas de abastecimento humano do programa Água para Todos. O mais recente balanço da Companhia indica que, desde o início da execução do programa, em 2012, até o último 1º de abril, foram instalados 56.197 reservatórios nessas localidades – 3,8 mil somente no último mês de março. As famílias beneficiadas vivem nas áreas rurais dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão. Cada cisterna pode armazenar 16 mil litros de água, quantidade necessária ao suprimento das necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.

“Estamos avançando na instalação dos últimos reservatórios de um conjunto de 60 mil unidades. As dificuldades de instalação são um pouco maiores nessa fase final: os beneficiários são famílias que não têm ou não tinham inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) de programas sociais do Governo, embora preencham os requisitos para tê-lo, ou que deixaram suas residências devido à extrema escassez de água, ou, ainda, que vivem em situações de maior dispersão e isolamento no território que cobrimos com o programa”, explica Carlos Hermínio de Oliveira, coordenador do Água para Todos na Codevasf. De acordo com Hermínio, as famílias que não possuem inscrição no CadÚnico mas que teriam direito aos benefícios sociais do Governo Federal estão sendo encaminhadas para adesão ao Cadastro.

Maria Barbosa de Macedo Pereira, uma das beneficiadas pelo Água para Todos na comunidade Arroz, localizada no município de Boquira (BA), afirma que durante os períodos de estiagem dependia do suporte emergencial provido pelos caminhões-pipa do Exército e que a espera pelo auxílio era motivo de constante angústia. “Fico mais tranquila agora, com o reservatório próximo, no quintal da casa. Depois das últimas chuvas já temos uma reserva de água na cisterna”, diz ela, que divide a casa com o marido e uma filha.

Os reservatórios instalados pela Codevasf são de polietileno, material derivado do petróleo. As principais característica do equipamento são a resistência, a facilidade de instalação e as condições de armazenamento, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas danosas à qualidade da água. O abastecimento das cisternas ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado da residência onde vive a família beneficiada e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para se beber e para o preparo de alimentos.

Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.