Codevasf repovoa rio São Francisco com espécies nativas
O rio São Francisco receberá cerca de um milhão de peixes de espécies nativas da bacia durante a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, em Alagoas. O peixamento será realizado no domingo (13), a partir das 11 horas, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo.
A soltura dos peixes será realizada na calha do rio São Francisco em Penedo a partir de uma balsa e com o auxílio da população local às margens do “Velho Chico” em um ponto próximo ao porto principal da cidade. Os peixes são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico e científico da Codevasf situado no município de Porto Real do Colégio. O Ceraqua São Francisco desenvolve projetos científicos e tecnologia nas áreas de recursos pesqueiros e aquicultura para aplicação na ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, executado pela Codevasf.
Realizados em diversos pontos do rio São Francisco, seus afluentes e lagoas marginais, segundo o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, José Augusto Nunes, os peixamentos constituem-se não somente em ações de repovoamento, mas também numa iniciativa de educação ambiental e social que tenta recompor os laços das populações ribeirinhas e não ribeirinhas com esse importante recurso hídrico brasileiro.
Nenhum comentário