Colômbia e Farc fecham acordo sobre participação política da guerrilha
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O governo colombiano e os rebeldes das Farc chegaram nesta quarta-feira a um acordo que garantirá a participação do grupo rebelde na política, um dos assuntos-chave nas negociações de paz que buscam encerrar meio século de conflito armado.
A ideia é que o acordo parcial para a participação política da guerrilha, que foi debatido durante cinco meses, estabeleça um marco para que as Farc abandonem as armas e se tornem um movimento político.
“Chegamos a um acordo fundamental sobre o segundo ponto da Agenda contida no Acordo Geral para o término do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura denominado Participação Política”, informou o comunicado conjunto divulgado nesta quarta-feira.
Depois de um ano de negociações, as partes ainda têm pendente a discussão de outros três pontos de uma agenda de cinco no total, após já terem alcançado um acordo sobre o tema agrário.
“Temos conseguido consensos”, completou o comunicado, sobre temas como os direitos e garantias para o exercício da oposição política em geral.
O acordo sobre a futura participação da guerrilha na política lhe dá um gás no processo de paz e pode contribuir para melhorar a popularidade do presidente Juan Manuel Santos, que no fim deste mês deverá anunciar se vai se candidatar à reeleição em 2014.
Os pontos pendentes da agenda incluem o fim do conflito, a luta contra o narcotráfico e a compensação às vítimas.
A premissa das conversações é que nada está definitivamente acordado até que haja um pacto no último ponto.
O diálogo constitui a primeira tentativa em uma década de pôr fim ao violento conflito que deixou 200.000 mortos e milhares de desabrigados na Colômbia.
Fonte: Reuters
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário