Colômbia: presidente chama tropas para patrulhar capital

88f026836d15c74b06bcf47fc288f57a.jpgO presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta sexta-feira a convocação de tropas para patrulhar a capital Bogotá, após violentos distúrbios ocorridos na véspera em várias localidades e que resultaram na morte de duas pessoas. “Tomei decisões para assegurar a normalidade…ordenei o envio de tropas para Bogotá”, disse Santos, em declarações feitas no palácio do governo.

Santos não disse até quando a medida ficará em vigor nem a quantidade de militares destacados para a tarefa, mas a presença de soldados nas ruas e bairros da cidade era perceptível.

Os distúrbios aconteceram na quinta-feira em meio a passeatas convocadas por universitários em apoio a pequenos agricultores, que estão em greve desde 19 de agosto.

O presidente anunciou também que pediu 50 mil homens das forças militares para que apoiem a polícia nas estradas onde os manifestantes tem montado bloqueios desde o início da greve.

“Todos os aviões de transporte de nossa Força Aérea estarão disponíveis para realizar pontes aéreas que garantam o abastecimento de alimentos em diferentes cidades. Também serão realizadas caravanas, escoltadas pela força púbica, para facilitar a chegada e a saída de produtos de centros urbanos”, onde for necessário, afirmou Santos.

“A violência indiscriminada deixou dois mortos em Bogotá e incontáveis prejuízos”, disse o presidente. As medidas foram tomadas porque “não vamos tolerar que os excessos de uns desajustados afetem a tranquilidade dos cidadãos”, declarou o presidente.

As duas mortes ocorreram na noite de quinta-feira em duas localidades no oeste de Bogotá. No bairro de Suba, um jovem de 18 anos morreu e em Engativá a vítima foi um homem de 24 anos, ambos mortos a tiros, segundo Guillermo Alfonso Jaramillo, secretário de governo da prefeitura de Bogotá.

O presidente também disse que ordenou o retorno de seus negociadores que estão em Tunja, capital do departamento vizinho de Boyacá, onde estão desde terça-feira em negociação com os líderes dos agricultores locais. Os negociadores que foram para os departamentos de Cundinamarca e de Nariño, também devem voltar a Bogotá. Nesses locais tem havido os maiores bloqueios viários, além de enfrentamentos entre camponeses e a polícia nas estradas.

Mas os distúrbios de quinta-feira, principalmente no centro de Bogotá, onde manifestantes encapuzados provocaram destruição e entraram em confronto com a polícia, não foram atribuídos aos camponeses ou estudantes e sim a setores radicais da esquerda.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.