Com 2ª alta mensal seguida, Bovespa sobe 3,7% em agosto

A Bovespa operou sem tendência definida, mas perto da estabilidade neste último pregão do mês. Com as principais Bolsas internacionais no vermelho, os investidores adotaram a cautela enquanto aguardam os desdobramentos sobre uma possível ofensiva norte-americana na Síria e diante da perspectiva de uma liquidez mais fraca na sessão de segunda-feira, 2, na esteira de feriado nos Estados Unidos.

O Ibovespa encerrou em alta de 0,17%, aos 50.008,38 pontos. Apesar da queda de 4,19% na semana, a Bolsa brasileira subiu pelo segundo mês seguido e teve valorização de 3,68% em agosto. No ano, contudo, contabiliza perda de 17,95%.

Enquanto as ações da Petrobras pressionaram o índice para baixo, com a PN em queda de 0,59% e a ON estável, Vale ajudou a sustentar o Ibovespa, com valorização de 1,24% (ON) e de 0,97% (PNA).

Nos ajustes do pregão, a OGX, que exibia ganhos à tarde, virou e despencou 40%, passando a valer apenas R$ 0,30 – a menor cotação da história. O tombo refletiu uma recomposição da carteira do MSCI, que excluirá o papel da petroleira de Eike Batista a partir de segunda-feira. Segundo operadores, o Morgan Stanley foi o maior vendedor de OGX ON.

Usado como referência por fundos estrangeiros, o MSCI é um índice feito pela empresa de mesmo nome – uma joint venture entre Morgan Stanley e Capital International – para acompanhar as principais Bolsas internacionais.

O giro financeiro da sessão totalizou R$ 9,823 bilhões (dado preliminar), com reforço no fim da jornada por ajustes à nova composição da carteira teórica do Ibovespa. Divulgada mais cedo, a terceira e última prévia da carteira, válida de setembro a dezembro, confirmou a inclusão das ações ordinárias da Anhanguera e da Kroton. Não houve exclusão de papéis.

Na máxima, durante a manhã, o Ibovespa deslanchou 1,12%, em reação ao crescimento maior do que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de abril a junho, de 1,5% na comparação com os três primeiros meses do ano. Entretanto, após a divulgação de um dado ruim de confiança do consumidor norte-americano em agosto, a Bolsa apagou os ganhos e oscilou perto da estabilidade. Na mínima, aos 49.649 pontos, o índice caiu 0,55%.

As principais altas do Ibovespa no dia foram Vanguarda Agro ON (+5,56%), TIM (+4,80%), Cteep PN (+4,79%), Bradesco ON (+3,61%) e Cosan ON (+3,43%).

Na outra ponta, as perdas foram lideradas por OGX ON (-40,0%), LLX ON (-7,19%), Oi ON (-6,40%), Oi PN (-3,29%) e Brookfield ON (-2,29%).

Em Wall Street, o índice Dow Jones terminou em baixa de 0,21%, o S&P 500 recuou 0,32% e o Nasdaq registrou desvalorização de 0,84%.

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.